Notícias

Lideranças públicas e privadas lançam 14 estratégias para o desenvolvimento da Região de Fronteira: saiba mais!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Lideranças públicas e privadas lançam 14 estratégias para o desenvolvimento da Região de Fronteira

Ao todo, nove municípios, sendo sete brasileiros e dois bolivianos, que atuarão para o cumprimento das estratégias; meta é transformar a Região Oeste, nos próximos 10 anos

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
25/04/2025 às 10:19 Atualização
25/04/2025 às 19:47

Representantes do poder público, empresários e terceiro setor apresentaram, nesta quinta-feira (24), durante o lançamento da agenda de desenvolvimento regional “Líder de Fronteira – Terra de Oportunidades”, 14 estratégias com o objetivo de fortalecer a economia na região que faz divisa entre cidades da Bolívia e Mato Grosso. Uma das ações traçadas é o desenvolvimento local sendo impulsionado com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e a regulamentação das Free Shops (lojas que vendem produtos isentos de impostos, geralmente localizadas em áreas de fronteira, aeroportos ou portos).

O “Líder de Fronteira” é uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e conta com o apoio de parceiros e instituições. Participaram do encontro, realizado no auditório da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres-MT, lideranças políticas dos municípios e do estado, entre eles, prefeitos, vice-prefeito, deputados e vereadores.

2025 word2
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, durante encontro com as lideranças da Região Oeste

“O programa é uma estratégia do Sebrae Nacional, articulada e implementada pelas Unidades Federativas, visando a mobilização, qualificação e integração de líderes regionais, com o propósito de possibilitar o alinhamento das demandas e a convergência das políticas públicas e iniciativas privadas, com foco na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da região, no fortalecimento dos pequenos negócios e consequentemente no crescimento da economia regional”, enfatizou o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.

Na Região Oeste foram elencados quatro eixos promissores: agronegócios, turismo, indústria, comércio e serviços, além da integração Mato Grosso-Bolívia. Para cada uma das 14 estratégias criadas pelo programa, os participantes elencaram as metas para alcançar o que foi planejado. Após da definição dessa agenda, as lideranças vão atuar no cumprimento de cada estratégia com o objetivo de que nos próximos 10 anos, até 2035, a região tenha alcançado um aporte no desenvolvimento em várias frentes.

Ao todo, nove municípios compõem o Líder de Fronteira, sendo sete mato-grossenses Cáceres, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Estão contemplados pelo lado da Bolívia as cidades de San Ignácio de Velasco e San Matias.

“Estamos trabalhando para poder realizar políticas públicas conjuntas entre Brasil e Bolívia. Temos que trabalhar também com convênios bilaterais, a partir dos convênios nacionais já existentes entre os países. Agora, os municípios também podem buscar a integração econômica, social, cultural, ambiental e científica. Essa união é importante para expandir o mercado internacional de ambos os países”, declarou o cônsul da Bolívia no Brasil, David Pérez Rapu.

Ação conjunta

A apresentação da agenda de ações é resultado de oito encontros entre os participantes. Dentre as ações elencadas está a garantia do fortalecimento da atividade rural dos pequenos e médios produtores na região, atrair novos negócios comerciais para fortalecer a economia, propiciar a qualificação da mão de obra, promover o crescimento sustentável do turismo na região e capacitar os agentes que atuam no setor, dentre outras.

Uma das participantes do evento, a empresária Rosângela Martins Medeiros, disse que a união de esforços vai promover o desenvolvimento da região. “Eu tenho um hotel na cidade de Conquista D’Oeste e acredito que as ações implementadas a partir desta agenda vai garantir o crescimento de várias frentes, principalmente do setor turístico”, frisou.

Além da Região Oeste, o programa Líder de Fronteira já foi realizado nos municípios da Região Norte e na Região do Pantanal, com ênfase nos atributos locais.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.