“Foi feito um estudo. Se tudo der certo, quinta ou sexta eu estou com o orçamento detalhado. Recebi o primeiro orçamento e falei para o governador que nunca fiz túnel, não tenho ideia de como vou fazer um túnel num material desse. Falei que iria contratar uma consultoria de geólogos e engenheiros para que analisem o projeto e o orçamento. O projeto foi elogiado, mas tivemos alguns problemas orçamentários que estão sendo corrigidos. Queremos lançar em RDCI, e na próxima semana já deve sair a publicação”, afirmou o secretáriom durante audiência na Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta segunda-feira (20).
De acordo com Marcelo, a previsão é que a execução do túnel leve cerca de um ano após a assinatura do contrato.
A população de Chapada dos Guimarães aguarda uma solução para a rodovia que desde o final de 2023, quando uma série de desmoronamentos na região do Portão do Inferno comprometeu o tráfego na MT-251, obrigando o governo a adotar medidas emergenciais de contenção e o sistema de “pare e siga” no trecho.
Inicialmente, a solução seria o retaludamento — corte do morro —, mas os estudos técnicos mostraram que a alternativa era inviável, levando à decisão de implantar o túnel, considerada mais segura e com menor impacto ambiental e paisagístico.
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) October 20, 2025
Fonte: leiagora