Sophia @princesinhamt
Cinema

Letícia Colin revela arrependimento por papel em novela problemática: saiba mais!

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Todo mundo carrega na vida, seja por atitudes, experiências pessoais ou até mesmo por trabalhos – e com as estrelas da TV não é diferente. A atriz , por exemplo, é a prova de que opiniões mudam e de que, às vezes, uma novela em que você foi destaque pode se transformar em uma lembrança negativa.

Em (2018), Letícia deu vida a Rosa, uma jovem baiana forte e determinada que, sob a influência de Laureta (), acaba se tornando garota de programa. Ao longo da trama, ela vive um romance conturbado com Ícaro () e, mais tarde, conhece Valentim (), formando um triângulo amoroso.

Na época em que a novela de foi exibida, não faltaram críticas, especialmente em relação ao elenco. A história, ambientada na Bahia, tinha um número majoritariamente branco de atores, o que não condizia com a realidade local.

Chay Suede, Letícia Colin e Danilo Mesquita

Divulgação/TV Globo

Chay Suede, Letícia Colin e Danilo Mesquita

Além disso, a produção optou por fazer com que os intérpretes imitassem o sotaque nordestino, em vez de escalar artistas da própria região para os papéis de maior destaque.

O arrependimento de Letícia Colin

Natural de Santo André (SP), Letícia conseguiu reproduzir com autenticidade o sotaque baiano, transformando sua coadjuvante em um dos grandes destaques do folhetim. No entanto, a atriz reconhece o problema e admite que faria uma escolha diferente se pudesse voltar no tempo.

“Sobre a minha personagem em Segundo Sol, eu fazia a Rosa, que era de Salvador e fez muito sucesso. Foi ótimo para o meu trabalho, porque fiz uma composição grande, de sotaque, de comportamento, passei um tempão na Bahia, e a personagem foi crescendo na trama”, contou em entrevista a , no canal do YouTube Quem é Você Nesse Rolê?.

Hoje, eu criticaria. Lembro que fiquei muito feliz na época, mas acho que esse lugar deveria ser de uma atriz de lá, nordestina, que tivesse a ver com essa personagem

Ela explica que, ante, não via problema em assumir qualquer papel, mas, com o tempo, percebeu a importância de abrir espaço para outros talentos em determinadas histórias.

“Já defendi que a gente pode fazer qualquer papel, mas a gente não pode fazer qualquer papel. Eu mesma tive isso na minha vida, tenho isso em minha trajetória. A gente está sempre falando: ‘Eu quero fazer’, ainda mais que é difícil pegar um bom papel. Eu queria ter conseguido agir diferente naquele momento e dizer: ‘Eu quero fazer, porém não é o certo’“.

E completou: “É um ‘não’ para você ter menos espaço, mas sendo uma mulher branca, cheia de privilégios, a gente precisa assumir esse ‘não’’.”

Emílio Dantas e sua decepção

Letícia Colin não foi a única a se arrepender de ter atuado em Segundo Sol. , intérprete do protagonista Beto Falcão, também já falou abertamente sobre isso.

“Jamais deveria ter aceitado”: Há 7 anos, este grande ator foi protagonista de novela, mas se arrependeu amargamente do papel

Na trama, Beto era um cantor de axé que fez sucesso nos anos 1990, mas acabou caindo no esquecimento com o passar do tempo. Após sofrer um acidente, decide fingir a própria morte, o que o transforma em um fenômeno nacional. Astuto, ele aproveita a comoção pública para ganhar dinheiro com sua imagem, mas, ao longo da história, acaba tendo a farsa revelada.

Emílio Dantas como Beto Falcão

Divulgação/TV Globo

Emílio Dantas como Beto Falcão

Assim como Letícia, Emílio afirma que seu papel, assim como outros de destaque, deveria ter ido para um ator preto/nordestino, reconhecendo ter ocupado um espaço que não lhe pertencia.

Foi muito errado eu ter feito o Beto Falcão. Não por conta do autor (João Emanuel Carneiro), ou pela empresa (TV Globo). É que não condiz com a realidade. A Bahia tem 95% de pretos, e quem deveria ter contado essa história era um preto. Acordei para isso muito tarde“, revelou o ator em entrevista ao jornal Estado de Minas.

Mesmo com todos os problemas de construção e escalação, Segundo Sol tem suas qualidades, vale a pena ser revisitada e está disponível para assinantes do .

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.