A Leapmotor, uma marca chinesa novata no pedaço, está dando o que falar e pode, pasmem, superar nomes de peso como Jeep, Alfa Romeo e Fiat até o fim de 2025. Sim, aquelas marcas tradicionais que você já conhece estão sendo ameaçadas por essa novata ousada que aposta em carros elétricos com preços mais em conta.
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Com uma linha de modelos crescendo e um jeitão moderno de fazer negócio, a Leapmotor Austrália pode se tornar a queridinha da Stellantis por lá e em tempo recorde.
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Só que na Austrália, o leque da Stellantis é mais enxuto: só Fiat, Jeep e Alfa Romeo continuam por lá. As outras marcas, como Ram e Maserati, estão nas mãos de importadoras.
E é aí que entra a Leapmotor International, criada em 2023 como uma parceria onde a Stellantis tem a maior fatia (51%). Na China, a Leapmotor faz tudo sozinha. Mas fora de lá? A Stellantis é quem toma conta do show.
E como anda o desempenho da Leapmotor?
Imagem: Divulgação
Bom, mesmo tendo chegado no finzinho de 2024, já começou a incomodar. Com apenas um modelo à venda, o SUV elétrico C10, já vendeu mais que Fiat e Alfa Romeo no primeiro trimestre de 2025. Foram 138 unidades contra 118 da Fiat e 119 da Alfa Romeo. E olha que a Jeep, que é mais popular, só fez 529 unidades nesse mesmo período. Ou seja: se piscar, ela passa.
Vale lembrar que o C10 será o primeiro modelo da Leapmotor no Brasil, até o final do primeiro semestre. O SUV elétrico está confirmado no mercado brasileiro e vai entrar na briga com modelos chineses da BYD e GWM, além de outras fabricantes chinesas, entre as quais a Geely, que acaba de trazer o SUV elétrico EX5 com ajuda da Renault.
Mas o pulo do gato vem agora
Imagem: Divulgação
A marca vai lançar uma versão mais em conta do C10, chamada C10 REEV, uma versão com extensor de autonomia (ótima pra quem ainda tem um pé atrás com os 100% elétricos). E o preço? AU$ 43.888 (R$ 145 mil), dois mil dólares mais barata que a versão elétrica completa.
E não para por aí: vem aí também o B10, um SUV compacto, além de outros modelos que ainda são segredo. O CEO da Leapmotor International, Tianshu Xin, falou com a imprensa australiana e deixou claro: não é questão de ser o número 1 da Stellantis, a meta é estar entre os três maiores quando o assunto é carro elétrico chinês em qualquer mercado.
Segundo ele, a Austrália é um mercado estratégico. E usar a Leapmotor é também uma forma inteligente da Stellantis competir com a enxurrada de marcas chinesas que estão invadindo o país.
“A gente não entra num mercado só por entrar”, disse Xin.“Tem que fazer sentido. E se a Stellantis quer brigar com os novos concorrentes chineses, uma das melhores estratégias é usar a Leapmotor.”
Fonte: autoo