Desde o dia 23 de junho, está em vigor um acordo de codeshare entre a Latam e a portuguesa TAP. A parceria permite que os passageiros emitam um único bilhete combinando trechos operados pelas duas companhias aéreas – o que significa reservas simplificadas, conexões mais convenientes, check-in único e despacho de bagagem direto para o destino final.
Na prática, isso amplia a variedade de destinos na Europa e na África para os viajantes que saem do Brasil. Agora, fica mais fácil o acesso para cidades onde a Latam não opera, mas a TAP sim, como Amsterdã, Porto, Oslo e Dacar, no Senegal.
Como funciona
Na primeira fase do acordo, a TAP irá disponibilizar seu código em 27 trechos da Latam, com origem em Brasília, Florianópolis e Fortaleza. Já a Latam incluirá seu código em 15 rotas da TAP a partir de Lisboa, que é o principal hub da empresa portuguesa. A expectativa é que, com o tempo, o acordo se expanda para mais destinos, tanto no Brasil quanto na Europa.
No fim de 2024, a Latam já havia anunciado codeshare com a Aerolíneas Argentinas e com a sul-africana Airlink.
A medida também deve favorecer os passageiros beneficiários dos programas LATAM Pass e TAP Miles&Go. As empresas ainda não divulgaram informações oficiais sobre como funcionarão o acúmulo e resgate de milhas, mas a expectativa é de que haja uma integração entre os programas.
Fonte: viagemeturismo