Turismo

La Tomatina: Conheça a História da Guerra de Tomates na Espanha

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma autêntica “guerra de comida”. Mais precisamente, de tomates. Essa é a proposta de La Tomatina, um tradicional festival que acontece todo mês de agosto na pequena cidade espanhola de Buñol, a apenas 20 km de Valência.

As imagens correm o mundo todos os anos: ruas e participantes tomados de vermelho, frequentemente com óculos de mergulho para proteger os olhos e seguir arremessando os frutos em quem está ao redor.

Estima-se que mais de 150 toneladas de tomate são utilizadas para o festejo, que se tornou um dos eventos de rua mais famosos da Espanha.

História do festival

Segundo a tradição, La Tomatina teria começado de forma informal em 1945, quando um grupo de jovens aproveitou uma festa pública que acontecia por outros motivos para tentar se infiltrar em um desfile de bonecos gigantes ao melhor estilo carnavalesco.

Diante da contrariedade de quem desfilava, começou um empurra-empurra e alguém decidiu demonstrar sua indignação arremessando a primeira coisa que encontrou – os tomates que um verdureiro vendia por ali.

Ainda de acordo com a história repetida pelos locais, já no ano seguinte os mesmos jovens se reuniram naquele local, em uma data parecida, para atirar tomates uns nos outros novamente. A moda pegou, e seguiu sendo repetida todos os anos na mesma época: a última quarta-feira do mês de agosto. Com o tempo, o governo local oficializou o evento e estabeleceu regras de segurança.

De 1945 para cá, a Tomatina se tornou uma febre internacional e uma opção diferente de entretenimento cultural para quem está curtindo o final do verão espanhol. O evento só foi cancelado duas vezes na história: em 1957, quando a ditadura franquista tentou impedir a festa e foi enfrentada por um protesto curioso (a população realizou o enterro simbólico de um tomate gigante), e em 2020, por conta da pandemia.

Como participar

O grande sucesso de La Tomatina fez com que o festival chegasse a superar a marca de 40 mil participantes no passado. Hoje em dia, por razões de segurança e para evitar que a multidão cause muitos danos às ruas da pequena Buñol (que sequer chega a 10 mil habitantes), há venda de ingressos e um limite de cerca de 20 mil visitantes.

Por isso, vale se planejar com antecedência, já que as vagas são limitadas e costumam esgotar rapidamente. Vendas de ingressos individuais e pacotes são feitas online. Caso não dê para garantir vaga neste ano, já guarde a data dos seguintes: a Tomatina acontece sempre na última quarta-feira de agosto, que cai no dia 27 em 2025, no dia 26 em 2026 e no dia 25 em 2027.

Leia tudo sobre a Espanha

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:654,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.