O Volkswagen ID. Buzz, a versão elétrica e modernizada da clássica Kombi, ganhou um concorrente. A Kia acaba de revelar sua própria van elétrica, a PV5, que chega para brigar com a rival da marca alemã. A PV5 mantém o design futurista que a Kia apresentou no ano passado e será oficialmente lançada no dia 27 de fevereiro. A van chega em duas versões: uma para passageiros e outra para carga.
VEJA TAMBÉM:
- Novo Kia EV9 de sete lugares chega ao Brasil por quase R$ 800 mil
- Está mais barato (ou menos caro) alugar uma VW ID.Buzz no Brasil; veja preço
Ambas mantêm o design ousado, com luzes diurnas de LED que descem da base do para-brisa e uma dianteira totalmente fechada, já que, como qualquer bom elétrico, ela não precisa de uma grade tradicional. O que você encontra ali no meio é a porta de carregamento, bem no estilo futurista.
Imagem: Divulgação
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Além disso, a versão de carga troca as janelas traseiras por portas de abertura dupla, facilitando o transporte de mercadorias.
Falando em visual, a PV5 lembra bastante o Hyundai Staria, especialmente pelas janelas enormes, que devem garantir um interior superarejado. E se você notou uma diferença do conceito original, sim, agora a van tem maçanetas. Afinal, a praticidade fala mais alto.
Imagem: Divulgação
Já a versão de carga tem algumas mudanças: as janelas traseiras sumiram e as portas traseiras são de abertura dupla, facilitando na hora de carregar e descarregar. Na parte de trás, a PV5 é mais “tradicional”, com lanternas verticais de LED.
PV5 x ID. Buzz: quem leva a melhor?
A Volkswagen ID. Buzz chegou ao mercado trazendo nostalgia e tecnologia, com um design retrô que remete à Kombi original, mas com uma pegada elétrica moderna.
Já a Kia PV5 segue um caminho diferente, apostando em um visual mais futurista e minimalista, com linhas bem definidas. Além disso, a Kia promete múltiplas personalizações, incluindo configurações para trabalho e transporte de passageiros.
Imagem: Marcos Rozen
Em termos de motorização, a Kia ainda não divulgou detalhes técnicos da PV5, mas espera-se que ela tenha opções de motor único e duplo, além de tecnologias como Vehicle-to-Load (V2L) e Vehicle-to-Grid (V2G), que permitem usar a bateria do carro para alimentar dispositivos ou até devolver energia para a rede elétrica.
Já a ID. Buzz vem equipada com um motor elétrico de 204 cv e uma bateria de 77 kWh, oferecendo autonomia de até 400 km.
Fonte: autoo