se tornou uma estrela do cinema no final dos anos 80, algo que ele mesmo aproveitou para dar o salto por trás das câmeras com um filme que acabou se tornando um sucesso extraordinário. No entanto, a coisa foi muito diferente antes do seu lançamento e ele mesmo pagou 3 milhões de dólares do próprio bolso para poder terminar .
O certo é que a produção deste aclamado faroeste foi um tanto problemática, o que levou a imprensa a rotulá-la como Kevin’s Gate em referência a , o filme de faroeste que levou a United Artists à falência. Zombaram dele, mas depois foi Costner quem acabou rindo por último.
Quem ri por último ri melhor
Um dos principais problemas que Dança com Lobos tinha que enfrentar é que o western passava naquela época por um momento péssimo, por isso já foi visto como algo excêntrico que a estreia de Costner como diretor fosse um filme de faroeste. No entanto, ele tinha plena confiança nele e o tempo acabou lhe dando razão.
O custo inicial de Dança com Lobos foi de 15 milhões de dólares, mas a produção se complicou tanto que acabou subindo até 22 milhões. O próprio Costner se viu praticamente obrigado a pagar 3 milhões – basicamente reinvestiu no filme o salário que havia recebido – para poder terminar o filme ao seu gosto, pois convém lembrar que ele tinha direito a escolher a montagem final do mesmo.
Dança com Lobos estreou de forma limitada nos Estados Unidos em 9 de novembro de 1990, mas duas semanas depois ampliou consideravelmente o número de salas e isso se traduziu em um sucesso instantâneo. Somente durante o fim de semana de 23 a 25 de novembro arrecadou 9,49 milhões em seu país de origem.

Tig Productions
Quando terminou sua trajetória comercial em todo o mundo, Dança com Lobos havia arrecadado 424,2 milhões de dólares, tornando-se assim o western de maior bilheteria de todos os tempos. Uma honra que manteve durante 22 anos.
Por sua vez, Kevin Costner se tornou praticamente o rei do mundo, já que Dança com Lobos conquistou 7 Oscars, incluindo tanto o de melhor diretor para ele mesmo quanto o de melhor filme. O prestígio é indiscutível, mas é que além disso também ganhou muitíssimo dinheiro.
O acordo de Costner para fazer Dança com Lobos incluía que parte dos lucros que o filme gerasse seriam para ele. Com certeza na Orion Pictures pensaram que seria uma quantia não muito grande, mas o certo é que a estrela acabou ganhando a bagatela de 50 milhões de dólares por sua estreia como diretor.
Fonte: adorocinema