Voto em trânsito, planejamento da segurança, justificativa e outras informações referentes ao segundo turno das Eleições 2022 foram abordadas em entrevista coletiva à imprensa, nessa terça-feira (25.10). No encontro, realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o presidente, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, reforçou que o efetivo de 6.800 profissionais da segurança será mantido e que permanecerá atuando, mesmo após o término da votação do próximo domingo, dia 30.
A expectativa é que o segundo turno seja tranquilo, já que no estado a votação será apenas para definir o cargo de presidente da República. Porém, em função da disputa acirrada entre os candidatos, o quantitativo das forças de segurança será o mesmo empregado no dia 02 de outubro, como explicou o presidente do TRE-MT.
“Tivemos apenas 62 ocorrências de crimes eleitorais no estado no primeiro turno, e uma prisão em flagrante. Sabemos que os ânimos estão exaltados, mas estamos preparados para manter a ordem e garantir o direito ao voto da população e o exercício da democracia. Nosso planejamento inclui o período posterior à totalização e divulgação dos resultados, além do apoio de drones, aeronaves, trabalho de inteligência e toda a estrutura de videomonitoramento da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), e atuação integrada de todas as forças de segurança”, frisou o desembargador.
Foram destacadas ainda algumas informações que devem ser reforçadas junto à sociedade, como a possibilidade de quem não votou no primeiro turno, votar normalmente no segundo, desde que ele esteja com a situação regular junto à Justiça Eleitoral. Ou seja, o título não pode estar cancelado. O eleitor terá que justificar a ausência no primeiro turno, mas o prazo neste caso vai até 1° de dezembro de 2022. Caso ele não vote no segundo turno também, uma outra justificativa precisa ser feita até 09 de janeiro de 2023. Os canais disponíveis para a justificativa e mais informações sobre o assunto podem ser acessados aqui.
Com relação ao voto em trânsito, estão habilitados 4.852 eleitores no estado, sendo 1.854 em Cuiabá, 1.676 em Sinop, 877 em Rondonópolis e 445 em Várzea Grande. O prazo para fazer a solicitação terminou no dia 18 de agosto e o pedido vale normalmente para a votação no segundo turno. Índices de comparecimento e abstenções no primeiro turno também foram abordados. Do total de aproximadamente 2,4 milhões de eleitores aptos ao voto, 1,89 milhão compareceu. Dessa forma, a taxa de comparecimento foi de 76,63% e de abstenção chegou a 23,37%. Em comparação às Eleições 2018, a abstenção reduziu, pois naquele ano foi registrado o índice de 24,55%.
Também participaram da coletiva o juiz auxiliar da presidência, Bruno D’Oliveira Marques; o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Antônio Veloso Peleja Júnior; e o juiz auxiliar da Propaganda, Sebastião de Arruda Almeida. Na oportunidade, eles esclareceram questões relacionadas a crimes eleitorais, detalhamento do plano de segurança e propaganda eleitoral.
Locais de votação
Com relação ao primeiro turno, houve apenas uma nova mudança de local de votação, em Rondonópolis. Os eleitores que votavam na Escola Municipal Albino Saldanha Dantas irão votar no novo endereço da unidade escolar, que fica na Rua Kemel Abulassan, nº 1787, na Vila Goulart. Há 1465 locais de votação em todo o estado, dos quais 63 sofreram mudanças, incluindo esta efetivada para o próximo dia 30. O TRE-MT orienta que o eleitor confira o local onde vota com antecedência, pelo site, pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado em iOS ou Android, ou pelo 0800 647 8191.
Para o segundo turno, houve aumento no número de urnas de contingência, de 1.207 para 1.598. O horário de votação continua o mesmo em Mato Grosso, das 7h às 16h, e os números dos candidatos à Presidência são compostos por dois dígitos. Outro assunto abordado junto aos jornalistas foi a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos. O evento ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 19h, no Teatro Zulmira Canavarros, no anexo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Fonte: esportesenoticias.com.br