Combate ao Mosquito
Política

Julgamento de Bolsonaro interrompe tramitação de projetos na Câmara dos Deputados

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parlamentares de oposição decidiram obstruir os trabalhos da nesta terça-feira, 25. A medida ocorre em protesto contra o julgamento do ex-presidente na P1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.

Apenas as comissões com ampla maioria da oposição entre os membros estão em funcionamento.

O plenário só terá quórum para votar a ordem do dia depois do aval do líder da oposição na Casa,

Uma exceção foi concedida para a tarde desta terça-feira, a pedido da bancada feminina. A previsão para o restante da semana é de obstrução.

O movimento, que conta com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, também busca pressionar por anistia aos presos do

Parlamentares que se reuniram com Bolsonaro, nesta manhã, afirmam que a decisão por obstruir os trabalhos foi tomada depois do encontro com o ex-presidente.

““

Fontes da oposição na Câmara, no entanto, afirmam que, a partir da próxima semana, a estratégia deve ser alterada, com novos convites e convocações de membros do governo.

Nesta terça-feira, apenas a da Câmara seguiu com as deliberações.

O presidente do colegiado, Paulo Bilynskyj (PL-SP), comentou a motivação da articulação pela paralisação dos trabalhos na Casa Baixa do Congresso.

Paulo Bilynskyj - Comissão de Segurança Pública da Câmara
Deputado Paulo Bilynskyj (Pl-Sp) É O Mais Novo Presidente Da Comissão De Segurança Pública Da Câmara | Foto: Kaio Magalhães/Agência Câmara

“Hoje o Supremo Tribunal Federal pode dar um passo gravíssimo contra a democracia”, afirmou o deputado. “O julgamento de Jair Bolsonaro é simplesmente narrativa política que está sendo levada aos tribunais e que, se aceita, demonstra um grave ativismo judicial.”

A intenção de manter o funcionamento do colegiado presidido por Bilynskyj foi desgastar o governo e aprovar o requerimento pela oitiva do ministro da Justiça, .

O pedido de convocação de Lewandowski, que era o principal objetivo da oposição para o início desta semana, foi transformado em convite.

A oposição chegou a um acordo com o ministro, que se comprometeu a responder às interpelações dos deputados no dia 18 de abril.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.