Notícias

Jornalistas estrangeiros sofrem assalto em Belém durante cobertura da COP 30: entenda o ocorrido

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Dois homens armados com facas tentaram assaltar uma jornalista argentina e um jornalista chileno no Mercado Ver-o-Peso, em Campina, região turística de Belém, nesse domingo (2). Os jornalistas estão cobrindo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) por uma emissora de TV do Qatar.

De acordo com uma nota oficial da Polícia Rodoviária Federal, os profissionais da imprensa saíam do Mercado e caminhavam em direção à Estação das Docas. Os criminosos apareceram, mostraram as facas e exigiram os pertences das vítimas. Depois da entrega de um relógio, um colar e uma carteira com documentos, eles tentaram fugir. Um deles conseguiu, mas o outro, que estava com todos os bens roubados, se atirou no rio Guajará, sendo contido logo em seguida por policiais rodoviários federais de folga. O produto do roubo foi, assim, integralmente recuperado.

A Polícia Civil da Bahia informou a prisão do assaltante em flagrante delito. As vítimas foram para a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur). Agora, a investigação busca identificar o segundo envolvido no crime, que segue foragido. O órgão ainda acrescenta que há mais de 19 mil agentes de segurança na região metropolitana de Belém.

Belém terá GLO durante a COP 30

A COP 30 começa oficialmente na próxima segunda-feira (10). Nesta terça-feira (3), o presidente Lula (PT) autorizou a realização de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, Altamira e Tucuruí, durante o período do evento. A operação é um pedido do governador do estado, Helder Barbalho (MDB).

O decreto gerou críticas por conta do timing: é que na semana anterior, a realização da Operação Contenção acendeu os debates sobre a possibilidade de decretação de GLO não em Belém, mas no Rio de Janeiro, onde a operação ocorreu.

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.