A jornalista britânica de 27 anos Marianna Spring, que atua como “correspondente de desinformação” da emissora BBC e é especializada em desmentir fake news, tem de enfrentar uma curiosa acusação: mentir no próprio currículo.
Nas redes sociais, Marianna tem fama de desmantelar redes de informações falsas. A jornalista britânica também apresenta um podcast, o Marianna in Conspiracyland — “Marianna na Terra da Conspiração”, numa tradução livre do inglês. Neste programa, a jornalista expõe a indústria de notícias falsas e suas manipulações.
Um paradoxo
No entanto, a jovem jornalista agora é, paradoxalmente, alvo de uma investigação sobre fake news: ele própria teria mentido ao declarar informações pessoais a fim de conseguir ingressar na rede pública de rádio e televisão britânica, a BBC.
Tudo aconteceu em 2018 quando, segundo o jornal The New European, a jornalista era candidata a uma vaga como repórter em Moscou como correspondente do site de notícias Coda Story, sediado nos Estados Unidos. Na entrevista à editora-chefe Natalia Antelava, a britânica havia incluído um currículo no qual afirmava ter trabalhado ao lado da correspondente da BBC, Sarah Rainsford, na cobertura da Copa do Mundo na Rússia. Tudo mentira.


Natalia Antelava, ex-jornalista da BBC, aplicou uma advertência contra Marianna depois de verificar sua experiência prévia. A verdade era que Marianna conhecia Sarah Rainsford de alguns eventos sociais, no entanto nunca havia trabalhado com ela.
Pedido de desculpas e uma lição
Em resposta às acusações de disseminar notícias falsas, a jornalista enviou um e-mail no qual pede desculpas pelo seu “terrível erro de julgamento”. Garantindo que era uma “repórter brilhante”, Marianna diz: “Eu só encontrei Sarah enquanto ela estava trabalhando e conversei com ela em vários momentos, mas nada mais. Todo o resto do meu currículo é inteiramente verdadeiro”.
Como resposta, Marianna ouviu: “Dizer que é uma ‘repórter brilhante’ que exerce integridade e honestidade quando literalmente demonstrou o contrário foi uma péssima ideia. Tenho certeza de que se você usar isso como lição, as coisas vão dar certo”, escreveu Natalia.
Fonte: revistaoeste