Ao todo foram escolhidas as três melhores reportagens nas categorias texto, rádio, televisão, fotojornalismo e universitário. Na categoria universitário a ganhadora foi a estudante Larissa Azevedo, com a produção de uma reportagem sobre o incêndio do Shopping Popular. O local sofreu com um incêndio em 15 de julho de 2024 em razão do superaquecimento elétrico em uma das lojas. Atualmente os comerciantes estão em uma estrutura provisória instalada no antigo estacionamento, para onde foram em dezembro de 2024.
A reportagem“Incêndio multiplica dívidas de comerciantes do Shopping Popular”foi publicada no jornal laboratórioSô Focae faz um levantamento do tamanho da dívida dos comerciantes, assim como a disponibilidade de crédito por meio de agências estatais de fomento. Ao todo 600 lojistas foram afetados com a perda do estoque e também com dívidas a serem pagas com os clientes em meio a demora para obtenção de crédito e a falta de definição a respeito dos caminhos para retomar a estrutura para o trabalho. O jornal foi orientado pela professora Tamires Ferreira Coêlho.
Em outras categorias, estudantes e egressas da UFMT foram premiadas. Na categoria texto, a vencedora foi a jornalista do site G1 Mato Grosso, Stephane Gomes, com a reportagem “Afroempreendedorismo: conheça pessoas negras que preservam e fortalecem o comércio em Cuiabá”. O segundo lugar foi conquistado pela jornalista do site Hipernotícias, Camila Ribeiro e terceira colocação ficou com a repórter Sofia Pontes, também do G1 Mato Grosso.
Na categoria áudio, o primeiro lugar foi conquistado pela jornalista Verônica Rakel, da Rádio Vila Real, com a reportagem “Os primeiros passos para o empreendedorismo”. O segundo lugar ficou com a jornalista Mariana da Silva, do programa A Tribuna, seguido por Beatriz Mayra Schaffer, da Centro América FM de Sorriso. Na categoria de vídeo, a TV Centro américa conquistou a liderança e o terceiro lugar. A grande vencedora foi a repórter Lorraine Costa, da TV Centro América, com a reportagem sobre moda sustentável. Já o terceiro lugar ficou com o jornalista Caique Alves, também da TV Centro América. O segundo lugar foi conquistado pelo jornalista Marcelo Ponce, do SBT.
O primeiro lugar de cada categoria será premiado com uma viagem para a missão do RD Summit, que vai acontecer em novembro, em São Paulo/SP. Os vencedores ainda concorrem na etapa regional e, se classificados, serão finalistas nacionais do PSJ.
Fonte: leiagora