protagonizou inúmeros faroestes ao longo de sua carreira, alguns muito bons e outros nem tanto. Além disso, o Duque era muito querido pelo público, mas nos anos 70 cometeu um erro, já que recusou ser um dos protagonistas do filme de faroeste que chegou a se tornar o mais rentável de seu gênero. Seu motivo? Acreditava que o roteiro era “melancólico demais”. Algo bastante curioso se levarmos em conta que o título em questão é .
Ele adorou o roteiro, mas…
A famosa comédia dirigida por estreou em 1974 com e nos papéis principais. O segundo foi o encarregado de interpretar Waco Kid, o pistoleiro alcoólatra que Wayne poderia ter interpretado. Assim Brooks recordava o que aconteceu em uma entrevista concedida ao Metro Philadelphia:
“Eu queria que ele interpretasse o Waco Kid, porque o Duque era um bom ator. Na verdade, ele é o cowboy do Oeste. Estávamos no economato da Warner, entreguei-lhe o roteiro e ele prometeu lê-lo durante a noite. Na manhã seguinte, eu o vi e ele me disse que adorou, cada momento, cada linha, mas que era melancólico demais, que decepcionaria seus fãs. No entanto, disse que seria o primeiro na fila do cinema para vê-lo”.
Em outra entrevista de Brooks incluída nos extras da edição física de Banzé no Oeste, ele também destacava o seguinte sobre sua interação com o lendário ator: “Ele leu e disse: ‘Não posso fazer isso. É sujo demais. Eu sou John Wayne'”.
Após a recusa de Wayne, Brooks considerou outras opções e finalmente contratou , vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante por seu trabalho em , mas encontrou um problema irremediável: ele desabou durante a filmagem de sua primeira cena devido a uma síndrome de abstinência alcoólica. Foi então que optaram por Wilder e não houve mais problemas.

Warner Bros.
Banzé no Oeste acabou estreando em 7 de fevereiro de 1974 e se tornou o filme mais rentável do ano nos Estados Unidos, com uma receita de quase 120 milhões de dólares apenas em seu país de origem. No entanto, Wayne nunca chegou a se pronunciar publicamente sobre se havia gostado ou não.
Se você tem curiosidade em saber o que Wayne fez em vez de Banzé no Oeste, em 4 de fevereiro daquele mesmo ano, estreava nos cinemas , o primeiro dos dois thrillers com os quais o ator quis compensar o erro que havia cometido ao recusar anos antes o mítico .
Fonte: adorocinema