Embora alguns concorrentes tenham surgido ao longo do tempo, a lenda do western sempre será reconhecida como um dos atores mais icônicos do cinema ocidental, estrelando mais de 80 filmes do gênero ao longo de sua carreira. No entanto, Wayne, um dos artistas mais prolíficos e requisitados de sua geração, também dedicou seu talento a outros gêneros e, mesmo mais de 45 anos após sua morte, nenhum outro ator conseguiu superar seu recorde de papéis principais na história: 142.
Em abril de 1979, John Wayne conheceu pessoalmente um jovem ator que, segundo ele, seria seu sucessor como uma grande estrela de Hollywood. Aconteceu durante a cerimônia do Oscar daquele ano, onde o veterano ator compareceu para entregar o prêmio de Melhor Filme a , de . Dois meses depois, em 11 de junho de 1979, John Wayne faleceu em decorrência do câncer de estômago que sofria.
O jovem ator que chamou a atenção de Wayne foi ninguém menos que , um jovem, mas imponente ator de 1,93 m que se tornou famoso apenas alguns meses antes, interpretando o papel principal no filme , de .
Reeve tinha apenas 26 anos na época e havia interpretado alguns pequenos papéis na televisão, mas ser escalado como Clark Kent no ambicioso filme rapidamente o tornou uma estrela cujo legado vive até hoje.
A anedota é que, como a Far Out Magazine e outros meios de comunicação lembram, de acordo com a entrevista com Christopher Reeve publicada pela Ability Magazine em 1998, o jovem ator abordou John Wayne nos bastidores, quando Duke estava conversando com outra das grandes estrelas de Hollywood de sua época, .
As duas lendas estavam enfrentando o fim de seu tempo como grandes estrelas de Hollywood, com Grant tendo estrelado seu último filme 13 anos antes e Wayne três anos antes, e embora grandes nomes como e já estivessem deixando sua marca na indústria, Duke ficou particularmente impressionado com Reeve. “Este é o nosso novo homem. Ele está assumindo o controle”, disse ele a Grant.
Infelizmente, o destino tinha outros planos para Christopher Reeve, cujo papel como Superman está para sempre imortalizado na história do cinema. Sua carreira foi interrompida em 1995, quando uma queda de cavalo o deixou tetraplégico. No entanto, antes disso, o ator não havia se concentrado em explorar sua imagem de Superman ao escolher seus papéis, preferindo optar por projetos mais modestos, não cumprindo assim as previsões de Wayne. Christopher Reeve morreu 9 anos após o acidente, em 10 de outubro de 2004, aos 52 anos.
Fonte: adorocinema