nem sempre apreciou o diretor , que mais de uma vez lhe ofereceu temas e personagens fortes que – mas várias vezes se mostrava difícil de conviver.
John Wayne abandona o set
A história se passa em 1944. A estava em pleno andamento, e Ford havia sido convidado a filmar a história do Tenente da Marinha John Bulkeley e sua tripulação que, em março de 1942, destruíram aviões e navios japoneses nas Filipinas.
Para o projeto, chamado , John Ford queria que fosse melhor do que um simples filme de propaganda, e passou muito tempo com o verdadeiro Bulkeley para se manter fiel à realidade. Devido ao regulamento que exige que os militares não sejam representados na tela com seus nomes verdadeiros, Bulkeley se tornou o Tenente John “Brickley”.

Metro-Goldwyn-Mayer
“Você é incapaz?”
O ator foi escolhido para o papel principal. Para interpretar seu irritado braço direito, Ford pensou em , mas, diante de sua indisponibilidade, ele escolheu seu amigo .
Nos primeiros dias de filmagem, numa cena em que Montgomery e Wayne, filmados de costas, precisam cumprimentar seu superior, Ford filmou duas tomadas, depois uma terceira. Intrigados, os dois atores se perguntaram por que a cena tão simples estava sendo refeita. Ford cortou a terceira tomada e, de acordo com Montgomery, que relata a cena no livro Searching for John Ford, diante de “mil pessoas”, gritou:
“Duque! Você é incapaz de fazer uma saudação que pelo menos faça parecer que você esteve no exército?”
Foi muito deprimente: A pior lembrança do filho de John Wayne ao filmar com o pai
Um para Wayne, que tentou ser convocado, mas acabou sendo rejeitado devido à idade (34 anos quando a guerra começou) e ao fato de ser o único provedor de sua família. Isso e o fato de que a Republic Pictures, que o tinha sob contrato, queria continuar explorando a galinha dos ovos de ouro.
Wayne abandonou o set, e Montgomery reagiu imediatamente: “Foi um absurdo, claro. Fui até Ford, coloquei as duas mãos nos braços da cadeira e disse: ‘Nunca mais fale com ninguém assim.'”
A reação de Ford? “Primeiro, ele ficou bravo: ‘Não vou me desculpar com aquele filho da put*!’… Depois, agiu de forma completamente desonesta: ‘O que foi que eu disse? Não queria magoá-lo.’ E, por fim, começou a chorar.”
Os dois se reconciliaram e as filmagens prosseguiram sem problemas, exceto por uma queda sofrida por Ford nos estúdios da MGM, que o fez quebrar a perna gravemente.
Fonte: adorocinema