TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Esportes

João Fonseca: Campeão sobe ao Top 30 e faz história no tênis do Brasil

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

João Fonseca conquistou neste domingo (26) o título mais importante de sua carreira ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich na final do ATP 500 da Basileia, a maior conquista de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001.

Fonseca não tomou conhecimento do espanhol e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-4, e se tornou o segundo campeão mais jovem na história do torneio depois do americano Jim Courier, também de 19 anos, em 1989.

O brasileiro mostrou sua maior confiança desde o início. Entrou melhor na final e subiu no ranking para figurar, pela primeira vez na carreira, entre os 30 melhores do mundo.

Ao conquistar seu segundo título e o de maior relevância, que se une ao ATP 250 de Buenos Aires meses atrás, Fonseca se tornou o terceiro campeão mais jovem do ATP 500, desde que foi instaurado em 2009, e ainda aumentou a frustração de Davidovich, que perdeu sua quinta final.

Com o triunfo, João Fonseca está entre os 30 melhores tenistas do mundoCom o triunfo, João Fonseca está entre os 30 melhores tenistas do mundo (Foto: EFE)

O espanhol continua sem título e também ficou sem sua revanche, já que, em seu duelo anterior contra Fonseca, no Masters 1000 de Cincinnati, teve que se retirar por lesão quando tinha a partida bem encaminhada.

Com os 500 pontos da Basileia, Fonseca soma agora 1.615 pontos. No início do ano, o brasileiro ocupava o 145º lugar da ATP e agora, dez meses depois, subiu mais de 100 posições, alcançando a 28ª posição, tornando-se o sexto melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.

Rival projeta João Fonseca como “novo Djokovich”

O espanhol Alejandro Davidovich, que perdeu a final do ATP 500 da Basileia para o brasileiro João Fonseca, elogiou seu algoz, para quem previu um grande futuro, à altura dos melhores do mundo.

“Você jogou um tênis incrível. É a figura deste esporte. Sem dúvida, você tem um futuro brilhante. Será o próximo Nole (Novak Djokovic) a vencer Carlos (Alcaraz) e Jannik (Sinner), sem dúvida”, disse Davidovich na cerimônia de entrega de troféus do torneio de Basileia.

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.