Turismo

Jay Fai: a famosa banca de comida de rua em Bangkok premiada com estrela Michelin

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1



  • Quem se depara com os azulejos verdes e o clima caótico da cozinha do restaurante Jay Fai, em Bangkok, não imagina que o local é premiado com uma estrela Michelin, a mais alta distinção culinária do mundo.

    É ali mesmo, num fogareiro a céu aberto coberto por panelas de tacho, que a chef e proprietária vai fritando e cozinhando saborosos frutos do mar. Os clientes garantem: os métodos de preparo da chef são incomparáveis. Conheça mais sobre uma das atrações mais famosas da capital tailandesa.

    Da simplicidade à fama

    O Jay Fai é uma das bancas de comida de rua mais famosas de Bangkok. O local foge um pouco da nossa ideia das banquinhas móveis ou food trucks. Na verdade, é um pequeno estabelecimento com mesas no interior e alguns bancos na parte de fora. No entanto, diferente dos demais, a cozinha fica bem na entrada do estabelecimento e é ali que um verdadeiro show acontece.

    A performance fica por conta da chef Supina Junsuta – apelidada de Jay Fai, daí o nome do restaurante –, uma simpática senhora conhecida por sempre estar vestindo seu avental e óculos de ski para se proteger. O estabelecimento já era bem conhecido: o Jay Fai aparece em A Cook’s Tour, série de Anthony Bourdain. Mas a clientela explodiu após o reconhecimento internacional em 2018, a ponto de ganhar um episódio próprio no seriado Street Food Asia, disponível na Netflix.

    Siga

     

    O carro chefe da casa é o omelete de caranguejo que combina a textura suave dos ovos com a crocância da carne. Os ingredientes são pessoalmente selecionados pela chef para garantir a qualidade ideal. Outros pratos contam com enormes camarões e cogumelos. Além do omelete, outra boa pedida é o tom yum, um tradicional prato tailandês feito com camarão, capim-limão, folhas de limão kaffir, pimenta, alho e cogumelos.

    Paciência e recompensa

    Depois da fama, a clientela do Jay Fai foi às alturas, provocando filas que podem demorar horas. Antigamente, era possível fazer uma reserva para garantir um lugar à mesa, mas hoje em dia a disputa por um assento no restaurante é presencial. Por isso, o ideal é chegar cedo: o restaurante funciona das 9 da manhã às 7 da noite, de quarta-feira à sábado

    Quem resiste ao longo tempo de espera garante que vale a pena e que os pratos feitos ali têm qualidade insuperável. Evidentemente, a experiência também tem seu preço: o famoso omelete custa aproximadamente R$235 reais. No entanto, em comparação com outros restaurantes Michelin, o valor é considerado bem acessível.

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.