Combate ao Mosquito
Economia

Japão lança papel higiênico inovador feito com fraldas usadas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Japão vende 1º papel higiênico do mundo feito com fraldas usadas

Com a ajuda de municípios e empresas privadas, o Japão criou um papel higiênico de fraldas recicladas. - Foto: Conselho de Promoção dos ODS do Governo Municipal de Osaki
Com a ajuda de municípios e empresas privadas, o Japão criou um papel higiênico de fraldas recicladas. – Foto: Conselho de Promoção dos ODS do Governo Municipal de Osaki

O Japão deu um grande passo na busca por soluções ecológicas e criou, pela primeira vez no mundo, um papel higiênico feito a partir de fraldas descartáveis usadas. Útil e barato!

O programa já conseguiu reciclar 98 toneladas de fraldas e itens de higiene em apenas seis meses. O material passa por um rigoroso processo de esterilização, desodorização e branqueamento. O resultado final é comercializado como “Shibushi Osaki Roll”, vem com 12 rolos e custa 400 ienes (aproximadamente R$ 16).

“Esta iniciativa pode ajudar a diversificar as formas de garantir matérias-primas especialmente porque se espera que os suprimentos de papel usados diminuam com o surgimento de sistemas sem papel e um população em declínio”, disse Satoshi Yoshida, da Poppy Paper.

Processo de reciclagem

Criado na província de Kagoshima, o projeto foi realizado por uma parceria de municípios e empresas privadas. O foco era reaproveitar materiais que antes eram descartados e transformá-los em produtos úteis.

O projeto começou com a coleta separada das fraldas usadas. Após separadas, todo o material é enviado para uma fábrica da Poppy Paper, em Fukuoka.

Lá, eles são higienizadas, trituradas e misturadas com papel reciclado para formar a base do papel higiênico inovador. O processo não apenas reduz o desperdício, mas também diminui a dependência de matérias-primas convencionais.

Leia mais notícia boa

Resultados incríveis

Nos dois primeiros meses de produção, mais de 30 mil rolos de papel foram fabricados

Além de ecológico, o produto é muito acessível e incentiva os consumidores a adotarem práticas sustentáveis.

Outra aplicações

A inovação japonesa vem na esteira do que outros países têm tentado.

Na Indonésia, por exemplo, fraldas descartáveis têm sido usadas em uma variedade de aplicações.

Segundo o GNN, elas estão servindo como um aditivo para o concreto no lugar da areia.

Além das fraldas mostrarem uma maior resistência no produto final, elas funcionam como uma alternativa de material reciclado à areia, que já era uma opção muito barata no mercado.

Na Indonésia, fraldas usadas tem servido como aditivo para o concreto. Elas deixam o material mais forte. – Foto: Reprodução/Good News Network

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.