A primeira-dama, Janja da Silva, afirmou que o PalĂĄcio do Planalto foi âvĂtima do Ăłdioâ em 8 de janeiro de 2023. A declaração ocorreu durante uma cerimĂŽnia em lembrança aos atos de 8 de janeiro, quando houve depredação nos prĂ©dios da Praça dos TrĂȘs Poderes.
âO PalĂĄcio do Planalto, onde estamos hoje, foi vĂtima do Ăłdio que estimula e continua estimulando atos antidemocrĂĄticos, que continua estimulando falas fascistas e autoritĂĄriasâ, disse . Ela tambĂ©m afirmou que o governo responde com âuniĂŁo, solidariedade e amorâ aos ataques que recebe.
A mulher do presidente Luiz Inåcio Lula da Silva discursou no Palåcio do Planalto, sede do Poder Executivo, em um evento que marcou a restauração e a devolução de 21 obras de arte danificadas pelos vùndalos.
Janja tambĂ©m afirmou que os atos de 2023 devem ser relembrados como âum alerta de que a democracia deve ser defendida diariamenteâ. âMemĂłria Ă© o antĂdoto contra as tentaçÔes autoritĂĄriasâ, filosofou a primeira-dama.
O ato convocado pelo presidente da RepĂșblica, Luiz InĂĄcio Lula da Silva, em memĂłria Ă s manifestaçÔes de 8 de janeiro de 2023 nĂŁo ganhou adesĂŁo popular. Pelo menos desde Ă s 9h desta quarta-feira, 8, a Praça dos TrĂȘs Poderes conta com apenas alguns apoiadores.
Nesta manhã, Lula realizou uma cerimÎnia de reintegração de obras de arte danificadas durante as manifestaçÔes e o descerramento da obra , de Di Cavalcanti, no 3° andar do Palåcio, onde fica o gabinete presidencial.

Na sequĂȘncia, o petista discursa com autoridades dos TrĂȘs Poderes da RepĂșblica. Os presidentes LuĂs Roberto Barroso (STF), Rodrigo Pacheco (Senado) e Arthur Lira (CĂąmara), nĂŁo participaram do evento.
Depois dos discursos polĂticos, ocorre o chamado âAbraço da Democraciaâ na Praça dos TrĂȘs Poderes. Na ocasiĂŁo, o presidente descerĂĄ a rampa do Planalto para se juntar ao pĂșblico no ato simbĂłlico.
Fonte: revistaoeste