A deputada estadual reeleita, Janaína Riva (MDB), negou que a discussão sobre quem comandará o partido em Mato Grosso não está no seu radar. Ela defendeu que a situação seja resolvida pelos dois deputados federais reeleitos, Juarez Costa e Emanuelzinho. Os rumores ganharam força depois que o atual presidente, o deputado federal Carlos Bezerra, perdeu a eleição e ficou sem cargo eletivo pela primeira vez desde 2006.
“Falei com o Baleia Rossi [presidente nacional], mas sobre assuntos aleatórios. O que posso falar a vocês é que isso não é minha prioridade, eu não estou com essa cabeça de querer presidência de partido, não está no meu radar, não é algo que eu ache que seja importante para mim para um projeto que eu queira construir nos próximos quatro anos. Acho que o Bezerra tem sim que sentar com o Juarez e, inclusive, com o Emanuelzinho também para que se chegue em um consenso em relação à presidência, não podemos permanecer com o partido dividido. Mas isso é discussão pra federal”, destacou.
Logo depois das eleições, começou a ganhar força o rumor de que Janaina estaria negociando com Juarez Costa a divisão dos cargos partidários, para evitar qualquer tentativa do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro disputar a presidência regional do MDB.
Depois de 4 mandatos consecutivos como deputado federal, Bezerra não conseguiu se reeleger. A disputa pelo comando estadual do MDB, porém, se tornou pública há pelo menos dois anos, quando ele dava sinais de que deixaria a direção da sigla.
Na época, Bezerra preferiu continuar por entender que sua saída causaria um racha pela disputa interna entre Janaina Emanuel. Em reunião, em Rondonópolis, o veterano chegou a dizer abertamente que o partido só não entrava em guerra interna em virtude da sua presença.