Em 2009, chegou a um patamar inédito da indústria cinematográfica ao arrecadar mais de 2,9 bilhões de dólares globalmente, tornando-se . Esse título deu uma verdadeira carta branca para que expandisse , mas até o trunfo do diretor tem limites que determinam o futuro dela.
Mesmo com um sucesso enorme gerado pela franquia — seja nas telas ou nos parques temáticos e produtos licensiados —, a Disney exige que o retorno comercial seja, pelo menos, mantido. Isso porque cada filme demanda um custo de produção imenso, visto que teve um orçamento estimado em 460 milhões de dólares.
O futuro da franquia de James Cameron depende da bilheteria de Avatar 3
The Walt Disney Company
O terceiro volume, , exigiu 250 milhões de dólares para ser rodado porque as gravações aconteceram simultaneamente a The Way of Water. A redução do valor se deu porque muito da infraestrutura de equipamento e cenografia, por exemplo, foi reaproveitada. Mas, ainda assim, o estúdio espera uma bilheteria considerável para dar o sinal verde definitivo :
“A grande incógnita em tudo isso é: vamos lucrar com Avatar 3? Quero dizer, vamos lucrar. Mas a questão é: qual será a margem de lucro, se houver, e o quanto isso nos incentiva a continuar nesse universo? Ou talvez esperemos um pouco até descobrirmos como reduzir os custos. Porque os custos de produção dispararam nos últimos anos, especialmente os efeitos visuais. Tudo subiu enormemente, e isso está começando a inviabilizar o tipo de filme que gosto de fazer”, admitiu Cameron em entrevista à Variety.
Avatar 4 e 5 já estão em processo de desenvolvimento e até possuem datas de lançamento previstas para 2029 e 2031, mas isso não é uma garantia, aparentemente. Para que eles realmente saiam do papel, Fogo e Cinzas precisa ir bem na bilheteria não só para as contas fecharem na Disney, mas também para assegurar que o público continua interessado na história de Pandora o suficiente para investir nela nos próximos anos.
Avatar: Fogo e Cinzas entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 18 de dezembro.
Fonte: adorocinema






