O Museu Asas de um Sonho em Itu, no interior de São Paulo, inaugura em fevereiro um espaço dedicado à Ada Rogato, pioneira da aviação nacional e a primeira (entre homens e mulheres) a cruzar a floresta amazônica em um avião de pequeno porte. Os visitantes poderão ver de pertinho o lendário Cessna 140 pilotado pela aviadora.
Paulistana nascida em 22 de dezembro de 1910, Ada Rogato coleciona uma série de feitos históricos. Além de ser a primeira mulher sul-americana a saltar de paraquedas, ela também foi a primeira brasileira a pilotar um planador, em 1935. Com apenas 15 anos, foi uma das primeiras mulheres do Brasil a conseguir um brevê de piloto.
Já em 1950, ela se tornou a primeira brasileira a cruzar, sozinha, a Cordilheira dos Andes. Um ano depois, com seu icônico avião modelo Cessna 140, fez memorável voo pelas três Américas, visitando um total de 28 países e percorrendo mais de 50.000 quilômetros.
O Cessna 140 que foi de Ada Rogato faz parte de um conjunto de seis aeronaves comodatadas pelo Instituto Santos Dumont ao Asas de um Sonho. Confira cada um dos modelos:
1. Cessna 140: Ada Rogato marcou a história com seu espírito aventureiro e determinação. O Cessna 140, usado em muitas de suas travessias, é um símbolo de sua contribuição para a aviação e será uma das peças centrais da exposição no Museu Asas de um Sonho em Itu.
2. Curtiss Wright CW-16: Este biplano, fabricado nos anos 1930, é um dos exemplares mais raros da aviação mundial. Utilizado para treinamento militar, o CW-16 contribuiu significativamente para a formação de pilotos que atuaram na Segunda Guerra Mundial, tornando-se uma peça histórica de grande relevância.
3. Gloster Meteor: O primeiro caça a jato operacional da Força Aérea Brasileira, o Gloster Meteor representa um marco na transição para a era dos aviões a jato. Introduzido na FAB nos anos 1950, este modelo desempenhou papel crucial no desenvolvimento da aviação militar no Brasil.
4. Aeronave Jahú (Savoia S-55): A aeronave homenageia o voo histórico liderado por João Ribeiro de Barros em 1927, quando, a bordo do Jahú, tornou-se o primeiro sul-americano a cruzar o Atlântico sem escalas. Este feito simboliza a coragem e o pioneirismo da aviação brasileira. Famoso por sua configuração de dupla fuselagem e voos transatlânticos, o Savoia S-55 é um marco da aviação italiana que encontrou relevância na história da aviação global. Foi amplamente utilizado em missões de exploração e transporte de longa distância.
5. Republic P-47 Thunderbolt: Caça norte-americano amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive pela FAB, em missões de combate na Itália. Reconhecido por sua robustez e poder de fogo, o P-47 Thunderbolt tornou-se um ícone da aviação militar.
6. Wacco CSO: É uma raridade que integra o acervo como representante das primeiras aeronaves usadas em treinamentos e reconhecimento. Sua história remonta às origens da aviação e seu papel na evolução tecnológica do setor. Este exemplar, fabricado em 1927, foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
Sobre o Museu Asas de Um Sonho
Uma das principais instituições dedicadas à preservação da história da aviação na América Latina, o Asas de um Sonho é o detentor do maior acervo de aeronaves históricas da região, com mais de 110 exemplares – muitos em condições de voo – e centenas de itens de memorabília de alto valor histórico. O museu retomou suas atividades recentemente, com uma exposição sobre Santos Dumont.
Serviço
Onde? Museu Asas de um Sonho – Centro Cultural Fábrica São Pedro – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Itu, SP
Quando? De quarta-feira a domingo, das 11h às 17h.
Quanto? Às quartas-feiras, a entrada é grátis. Nos demais dias, R$ 25 a inteira e R$ 15 a meia. Crianças com idade inferior a 10 anos, pessoas acima de 60 anos e pessoas com algum tipo de necessidade especia (acompanhadas de um responsável) não pagam entrada.
Fonte: viagemeturismo