Carros & Motos

Irlanda do Norte implementa programa de habilitação progressiva para motoristas jovens

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Irlanda do Norte cria habilitação gradual para jovens

Irlanda do Norte lança sistema de habilitação gradual (GDL) para jovens motoristas. Entenda as novas restrições noturnas, o uso da placa R e as mudanças no exame prático.

A Irlanda do Norte está prestes a implementar uma mudança histórica em seu sistema de trânsito. A partir de 1º de outubro, o país se tornará o pioneiro no Reino Unido ao adotar a Carteira de Habilitação Progressiva (GDL). O objetivo é drástico e urgente: frear as estatísticas de colisões graves envolvendo condutores recém-habilitados.

Irlanda do Norte cria habilitação gradual para jovens

O novo sistema impõe restrições severas para quem acaba de conquistar o direito de dirigir, especialmente para condutores com menos de 24 anos. Confira as principais mudanças:

  • Toque de Recolher para Passageiros: Durante os primeiros seis meses, motoristas jovens não poderão transportar mais de um passageiro entre 14 e 20 anos no período das 23h às 6h. A exceção se aplica apenas a familiares diretos ou se houver um supervisor experiente (21+ anos) no banco do carona.
  • Placa “R” por mais tempo: O uso da placa de “condutor restrito” foi estendido de um para dois anos. Em contrapartida, o antigo limite de velocidade de 72 km/h para esses veículos foi abolido.
  • Treinamento em Rodovias: Pela primeira vez, alunos poderão praticar em rodovias de alta velocidade, desde que acompanhados por instrutores credenciados.
2026 word1
Irlanda do Norte cria habilitação gradual para jovens – Foto: Freepik

A reforma, descrita pela ministra Liz Kimmins como a mais importante em 70 anos, exige que o candidato estude por, no mínimo, seis meses antes do exame prático. O currículo agora é dividido em 14 módulos obrigatórios, que devem ser validados por instrutores ou supervisores (como os pais), garantindo que o jovem tenha enfrentado diferentes condições climáticas e tipos de estrada.

Por que focar nos jovens?

Os dados de 2024 justificam o rigor: motoristas entre 17 e 23 anos detêm apenas 8% das habilitações, mas estão envolvidos em 24% dos acidentes fatais ou graves na Irlanda do Norte. Especialistas apontam que a presença de passageiros da mesma idade aumenta em até quatro vezes o risco de colisões, devido à distração e à pressão social.

Enquanto a Irlanda do Norte avança, o governo central do Reino Unido mantém cautela. Embora haja pressão de entidades de segurança para adotar o sistema progressivo em todo o território, o foco atual de Londres está em ampliar o tempo de aprendizado sem restringir a mobilidade dos jovens, visando não prejudicar o acesso a empregos e estudos.

Leia aqui: Carro zero paga IPVA? Descubra as regras e como economizar em 2026


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.