A inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,33% em dezembro. O resultado representa um avanço de 0,15 ponto percentual em relação a novembro, quando o índice havia subido 0,18%.
Com o desempenho de dezembro, o IPCA acumulou variação de 4,26% em 2025, permanecendo dentro da meta definida pelo governo federal, que é de até 4,5% no período de 12 meses.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
De acordo com o instituto, apenas o grupo Habitação apresentou queda no mês, com recuo de 0,33%. Todos os demais grupos de produtos e serviços pesquisados registraram aumento de preços.
O maior impacto sobre o índice veio do grupo Transportes, que teve alta de 0,74% e contribuiu com 0,15 ponto percentual para o resultado mensal. Em seguida, Saúde e Cuidados pessoais avançou 0,52%, com impacto de 0,07 ponto percentual.
O grupo Artigos de residência apresentou variação de 0,64%, a segunda maior do mês, após ter registrado queda de 1% em novembro.
Segundo o IBGE, o resultado dos Transportes foi influenciado principalmente pelo aumento nos preços do transporte por aplicativo, que subiu 13,79%, e das passagens aéreas, com alta de 12,61%, item de maior impacto individual no índice mensal. Os combustíveis também voltaram a subir, com aumento médio de 0,45%, após recuo no mês anterior.
Em Artigos de residência, a elevação dos preços foi puxada pelos segmentos de TV, som e informática, que avançaram 1,97%, e pelos aparelhos eletroeletrônicos, com alta de 0,81%, revertendo quedas observadas no mês anterior.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






