TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Notícias

Intoxicação por Metanol em Várzea Grande: Um Morto e Outro Internado

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mais dois pacientes foram internados em Várzea Grande com suspeita de intoxicação exógena por metanol. Eles deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMVG) e um deles, de 40 anos, morreu. O primeiro caso já confirmado de intoxicação por metanol em Mato Grosso foi de um jovem de 24 anos que deu entrada na UPA Ipase, também em Várzea Grande, no último dia 16. 

Sobre os dois novos pacientes com suspeita, o primeiro caso é de um homem de 30 anos, residente no bairro Marajoara, que permanece internado na unidade. Ele deu entrada no Pronto-Socorro por volta da 1h da manhã desta sexta-feira (24), apresentando visão turva, taquicardia, náuseas e vômitos persistentes, após relatar ingestão de vodka na noite de terça-feira (22), por volta das 22h.
De acordo com familiares, a bebida teria sido consumida em uma distribuidora localizada no bairro Paiaguás, em Várzea Grande. O paciente apresentou quadro de insuficiência renal aguda, necessitando de sessões de hemodiálise e administração do antídoto fomepizol. Atualmente, encontra-se consciente, respirando em ar ambiente e sob acompanhamento clínico e laboratorial contínuo.
O segundo caso é de um paciente do sexo masculino, de 40 anos, residente no bairro Jardim Primavera, que evoluiu a óbito na tarde de sexta-feira (24). Ele deu entrada no HPSMVG na noite de terça-feira (22), por volta das 22h, com sintomas de confusão mental e ferimento na cabeça, decorrente de uma possível briga. Segundo a família, o homem apresentou cefaleia intensa e sinais de desorientação após ingerir bebida alcoólica de procedência desconhecida.
Durante o atendimento, o paciente evoluiu rapidamente com falência renal aguda, dificuldade respiratória intensa (gasping) e sangramento nasal, sendo necessária intubação orotraqueal, hemodiálise e uso do antídoto fomepizol. Apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os protocolos clínicos e de vigilância foram imediatamente acionados, e o caso está sendo acompanhado pelas autoridades competentes, em articulação com os órgãos de saúde do Estado e demais instituições envolvidas nas investigações.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.