A cada dia o uso de insumos biológicos cresce em meio às lavouras brasileiras. No Paraná não é diferente e os resultados são muitos, principalmente em relação a redução de custos e a sustentabilidade.
Em Ouro Verde, município próximo a Toledo, no Paraná, a família Paludo iniciou em 2019 os trabalhos com biológicos na lavoura. Atualmente, na cultura da soja o biológico representa 50% das aplicações, enquanto no milho varia de 20% a 30%.
Na época, quando o projeto Mais Milho, do Dia de Ajudar, visitou a propriedade, o uso de insumos biológicos ainda estava em fase de experimentação. Era o primeiro ano, conforme destacou à reportagem o patriarca da família ‘seo’ Nelson Paludo, que infelizmente faleceu durante a pandemia do Covid-19.
“O biológico começa desde o tratamento da semente. Nós estamos vendo a produção com os vizinhos e bate a mesma coisa, só que o custo de produção caiu muito e, também, o principal nem é isso. É você conseguir usar menos defensivos. Conseguir tirar bastante já é um ganho para o produtor e para o meio ambiente”, disse ‘seo’ Nelson na ocasião.

O legado do produtor hoje é tocado pelo filho Juliano, que segue em frente com as ideias que lá atrás eram apenas uma aposta que estava começando.
“Naquele ano fomos buscar informação e como eram feitos esses trabalhos em outros lugares. Começamos as multiplicações em caixa d’água. Era o conhecimento que tínhamos na época”, conta Juliano ao Dia de Ajudar Mato Grosso.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Hoje, a propriedade conta com uma biofábrica, que produz o insumo biológico.
“Com o biológico temos conseguido entrar um pouco menos com os produtos químicos. Não que tenhamos excluído, mas a gente consegue avaliar melhor a necessidade do químico. Eu acho que é um negócio que vai ganhar espaço cada vez mais, até porque as multinacionais estão indo para uma linha parecida”.
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Dia de Ajudar
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural