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Política

INSS não estipula prazo para devolver descontos indevidos: ‘Sem pressa necessária’

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Os cidadãos que tiveram descontos indevidos em aposentadorias ou pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não têm prazo definido para receber o dinheiro de volta. É o que admitiu, nesta quinta-feira, 22, o ministro da , Wolney Queiroz.

De acordo com Wolney, os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar com data para fazer solicitações de ressarcimento. Ele ressaltou que a procura pelo reembolso pode ser feita com “tranquilidade, sem pressa”.

O ministro destacou que a orientação do presidente é garantir que nenhum beneficiário prejudicado fique sem atendimento. Nesse sentido, Wolney, que assumiu o cargo de ministro depois que o esquema de fraude de descontos no INSS foi revelado, afirmou que recebeu uma missão do petista: “cuidar” dos aposentados e pensionistas do país.

“Não precisa correria, como a gente diz lá no Nordeste”, disse Wolney. “Quem quiser buscar hoje, busca. Quem quiser deixar para o mês que vem, também será atendido com o mesmo cuidado. A orientação do presidente Lula é clara: ninguém que foi lesado sairá prejudicado.”

Wolney Queiroz e Lula
Lula Deu Posse A Wolney Queiroz Como Ministro Da Previdência Social No Dia 2 De Maio De 2025 | Foto: Ricardo Stuckert/Pr

Ainda segundo Wolney Queiroz, além do ressarcimento, o governo federal atua para investigar fraudes, acolher os aposentados e restaurar a confiança na Previdência Social. O ministro salientou o envolvimento da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal nas apurações, além do compromisso de garantir suporte aos pensionistas.

“Recebi a missão do presidente Lula: cuidar dos aposentados e garantir que nenhum pensionista fique no brejo do mundo”, disse Wolney. “É com esse espírito que estamos atuando.”

Para facilitar o processo, o atendimento presencial em agências dos Correios foi ampliado, priorizando quem não tem facilidade com tecnologia ou prefere resolver pessoalmente. A medida deve alcançar cerca de 2 milhões de pessoas que ainda buscam atendimento presencial, mesmo com a maioria das solicitações sendo feitas por canais digitais e telefônicos, que respondem por 98% das demandas ao INSS.

Fonte: revistaoeste

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