O período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso ocorrerá entre os dias 8 de junho e 6 de setembro de 2025, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A Portaria nº 1.271, publicada nesta segunda-feira (5), estabelece ainda que o calendário de semeadura no estado será de 7 de setembro de 2025 a 7 de janeiro de 2026.
A Portaria se refere ao calendário da safra 2025/26 de soja.
A definição das datas, frisa o Ministério, leva em consideração as condições climáticas, entre outros fatores, principalmente o combate à Ferrugem Asiática, ainda considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja.
O vazio sanitário, onde em um período de no mínimo 90 dias é proibido o plantio da oleaginosa, tem o objetivo de reduzir o inóculo de ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.
Já o calendário de semeadura visa complementar o vazio sanitário da soja, bem como racionalizar o número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle. A ação foi implementada pelo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).
Conforme a diretora do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Edilene Cambraia, a formulação de tais ações em território brasileiro decorre da união de conhecimentos técnicos e científicos, incluindo as condições geoclimáticas.
Confira o calendário para a soja 2025/26:

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural