CLIMA

Início de agosto no Estado: Tempo seco e calor intenso predominam

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para baixa umidade relativa do ar, com índices variando entre 20% e 12%, atingindo áreas do nordeste, centro-sul, sudeste e os pantanais do sul de Mato Grosso. O aviso é válido para os próximos dias, incluindo o fim de semana, e representa risco à saúde.

Em Mato Grosso, o tempo segue seco e abafado, com pouca possibilidade de chuva e temperaturas elevadas, variando entre 16°C e 38°C, especialmente em cidades como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Alta Floresta.

O sábado (2) na Capital será de tempo firme, com mínima de 24°C e máxima de 36°C. O domingo será nublado, com variações entre 24°C e 35°C.

Subindo a serra para Chapada (62 km de Cuiabá), o cenário é semelhante. No sábado, haverá sol e muitas nuvens à tarde, e à noite o céu terá nebulosidade, mas não há previsão de chuva. A temperatura mínima será de 35°C e máxima de 34°C. No do domingo, haverá sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado, com mínima de 23°C e máxima de 33°C.

O município do sul do Estado (212 km de Cuiabá) terá um fim de semana sem chuvas e com temperaturas estáveis, variando entre 19°C e 35°C no sábado, e 20°C a 34°C no domingo.

Diferente do restante do Estado, Alta Floresta (791 km ao norte de Cuiabá) terá um sábado nublado e temperatura variando entre a mínima de 22°C e a máxima de 35°C. Já no domingo, o sol aparece entre muitas nuvens, com temperaturas subindo de 23°C de mínima para até 36°C.

Com os baixos níveis de umidade, o Inmet recomenda aumentar a ingestão de líquidos, evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e umidificar os ambientes. A previsão aponta que a situação deve persistir ao longo dos próximos dias, exigindo atenção redobrada da população mato-grossense.


 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.