O faturamento da indústria brasileira apresentou crescimento de 5,1% entre janeiro e julho de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Somente em julho, houve aumento de 0,4% em relação a junho, mas queda de 1,3% frente a julho de 2024.
O mercado de trabalho industrial também mostrou sinais positivos, com crescimento acumulado de 2,3% no emprego entre janeiro e julho. No mês de julho, o índice subiu 0,2% sobre junho e manteve o crescimento anual de 2,3%.
Para Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, o mercado de trabalho está aquecido, refletindo aumento da ocupação e queda histórica das taxas de desemprego, o que impacta os rendimentos dos trabalhadores.
Apesar dos resultados positivos, a utilização da capacidade instalada registrou queda em julho, chegando a 78,2%, abaixo dos 79,8% do mesmo mês de 2024. A CNI atribui o recuo à política monetária restritiva e aos juros altos, que limitam crédito e demanda, influenciando diretamente o ritmo da produção industrial.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025
Fonte: cenariomt