De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio ocorreu no quilômetro 600 da rodovia, na manhã de ontem (6). O grupo de indígenas fez um ato de reivindicação relacionado a um laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) sobre um acidente anterior envolvendo uma vítima indígena.
As equipes da PRF foram acionadas para ir até o local, onde realizaram diálogo com as lideranças e intermediaram a situação de forma pacífica, sem emprego de força.
O tráfego no trecho foi plenamente restabelecido nos dois sentidos. A PRF disse que segue monitorando o trecho para garantir a normalidade do fluxo e a segurança dos usuários.
Em vídeo publicado pelo site , alguns indígenas aparecem cobrando o valor de R$ 100 por caminhão, para liberar a passagem. Pelas imagens é possível ver que uma longa fila de caminhões se formou na pista.
O entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para saber sobre a reivindicação dos indígenas que fizeram o bloqueio, mas não houve resposta.
Fonte: Olhar Direto