Nesta quinta, 31, a Receita Federal liberou o pagamento do 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Cerca de R$7,5 bilhões foram divididos entre mais de 6,1 milhões de brasileiros.
O pagamento da restituição acontece em cinco lotes, previstos para as seguintes datas:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 31 de julho;
- 31 de agosto; e
- 29 de setembro.
Ou seja, caso não conste no lote atual (e em nenhum anterior), o contribuinte será contemplado no próximo, que está programado para 29 de setembro. Trata-se da quinta — e última — distribuição da agenda de restituições em 2023.
Para saber se está no atual lote, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet para consultar a restituição. Depois, basta informar o número de CPF, a data de nascimento e o exercício, que é o ano da declaração.
Outra possibilidade é acessar o aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones. Nele, há opção para consultar as informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral.
Saiba mais: “Golpe do Imposto de Renda: saiba como escapar da fraude”
Recebimento da restituição do Imposto de Renda
A restituição é feita na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. A conta precisa estar no nome do declarante, exceto em caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
![Imposto De Renda: Descubra O Que Fazer Se Você Ainda Não Recebeu A Restituição. 2 imposto de renda restituição](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/31232206/marcello-casal-jragencia-brasil-dinheiro.jpg)
![Marcello-Casal-Jragencia-Brasil-Dinheiro imposto de renda restituição](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/31232206/marcello-casal-jragencia-brasil-dinheiro.jpg)
Em caso de divergência, como dados equivocados ou conta inativa, a quantia deve ser resgata no prazo de até 12 meses no Banco do Brasil.
Mantenha-se informado: “Lula sanciona lei que muda faixa de isenção do Imposto de Renda”
Critérios de prioridade
O pagamento da restituição obedece a critérios de prioridade. São eles: contribuintes com mais de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos; e contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Na sequência, estão os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e os que optaram por receber a restituição via Pix.
Leia também: “Reforma tributária provocará caos econômico, diz Marcos Cintra”
Fonte: revistaoeste