“Eu conheço o BUD. Se eu pudesse sugerir, eu sugeriria o BUD. Porque ele é um veículo mais leve. Ele tem cara de VLT. Ele lembra o VLT. Eu conheço o VLT. Ele é o ideal para Cuiabá e Várzea Grande. Mas já foi o tempo desse trajeto [do VLT]”, disse nesta quarta-feira (10).
O presidente disse que sua preferência pelo BUD se deve ao fato de ser um veículo mais moderno. No entanto, pontuou que ainda mantém esperanças de um dia ver o VLT em Cuiabá e Várzea Grande.
“Eu ainda sonho com o VLT em Cuiabá e Várzea Grande. Mas não é mais esse trajeto. Já é um outro trajeto. Esse trajeto não serve mais. Esse tem que ser o que vai ser ou o BRT ou o BUD. Mas eu gosto mais do BUD. Porque ele é mais leve, ele é mais confortável. Ele roda sem barulho, sem muito barulho. Então, se eu pudesse dar uma opinião, e se ele custar a mesma coisa ou até mais barato, é preferível o BUD.
Nesta terça-feira, o prefeito Abilio Brunini participou da cerimônia que marcou o início da operação do BUD no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O convite foi feito pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que acompanha de perto a implantação do novo modal, considerado inovador para o transporte coletivo do país. Também integra a comitiva cuiabana o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.
A inauguração ocorre após uma série de testes iniciados em 28 de novembro, quando o BUD passou a circular experimentalmente no trajeto entre Pinhais e Piraquara. O Paraná é o primeiro estado da América do Sul a testar a tecnologia, que promete operar como um modal complementar aos ônibus tradicionais, ampliando a capacidade de transporte e modernizando a mobilidade metropolitana.
“Essa é a ideia que nós temos para um transporte moderno para Cuiabá. Eles levaram 5 meses para implantar o modal depois que os veículos chegaram. Todo elétrico, sustentável e sem muitas obras estruturantes. Estamos conversando com o governador Mauro Mendes, com Otaviano Pivetta e torcemos que nós sejamos os próximos a ter esse veículo rodando em Cuiabá”, disse o prefeito direto de Curitiba.
Com capacidade para até 280 passageiros, podendo chegar a 360, o veículo elétrico e autônomo percorre um trajeto de cerca de 10 quilômetros entre os terminais de Pinhais e São Roque, passando por vias estratégicas da região. Durante os testes, motoristas foram capacitados e o desempenho operacional do bonde foi monitorado em diferentes horários.
Fonte: Olhar Direto






