A informação foi dada durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa.
Segundo Júlio, o novo modelo de transporte, que combina tecnologia de guiagem magnética com pneus, poderia ser implantado utilizando a mesma estrutura física construída para o BRT (Bus Rapid Transit).
“Ele disse que, se mudar para esse novo sistema, não há nenhum atraso porque a infraestrutura já feita na Prainha, daqui até Várzea Grande, é apenas colocado um, não trilho, mas um sensor especial que esse novo sistema, o BUS eletrônico, tem condição de circular normalmente”, explicou.
O deputado destacou ainda que o sistema BUD traria benefícios adicionais, como a integração com o transporte urbano de Várzea Grande, a partir de ajustes na região do terminal André Maggi.
“Eu fico também feliz porque, além de resolver o problema do terminal André Maggi, já foi declarada uma nova medida paralela à Arthur Bernardes, saindo pelo fundo do aeroporto, para interligar com o sistema urbano de Várzea Grande”, completou.
A fala dele ocorre após uma visita técnica de representantes do governo a Curitiba (PR), onde o modelo BUD está em estudo e fase de testes. Embora o governo tenha reiterado que não há mudança no modal BRT, a avaliação de alternativas tecnológicas, como o BUD, busca modernizar e otimizar o sistema de transporte que ligará Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte: Olhar Direto