A Ilha Grande, parte de Angra dos Reis e da chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, possui um cardápio de praias – e aqui vale o clichê – de tirar o fôlego.
A porta de entrada da ilha é a Vila do Abraão, vilarejo onde aporta a maioria dos barcos vindos do continente e que conecta as praias e trilhas mais procuradas pelos visitantes. Saiba um pouco mais sobre o local.
Por que visitar Ilha Grande?
Nos primórdios, a Ilha Grande era habitada por indígenas tamoios e tupinambás, que abriram as principais trilhas utilizadas até hoje, levando a praias e enseadas praticamente intocadas. São 149 mil hectares e quatro áreas de conservação ambiental.
A conexão com a natureza é evidente já que a ilha reúne um dos maiores remanescentes florestais da Mata Atlântica, motivo pelo qual o distrito foi reconhecido como patrimônio nacional. A área costeira também já rendeu à Ilha Grande reconhecimento internacional pelo turismo que une atividades ao ar livre com a preservação da natureza.

Um ponto estratégico para essas práticas é a Vila de Abraão, o maior vilarejo do local. Além de servir como porta de entrada para os visitantes, o lugar é repleto de histórias. Ali estão concentradas as principais opções de serviços, como comércio, restaurantes, pousadas, agências de passeios e sobretudo os barcos que levam às partes mais longínquas da ilha.
O que visitar na vila
A Vila do Abraão funciona como um ponto estratégico de onde você pode encontrar o caminho até os principais atrativos de Ilha Grande. Saindo da Igreja de São Sebastião, perto dali já se encontra a Praia do Abraão, com uma enseada encantadora. Em relação às demais praias de Ilha Grande, essa é uma das que mais oferece infraestrutura para refeições e outros serviços. Portanto, é ótima para aproveitar o mar calmo, comer algum petisco e apreciar a paisagem.
Com uma breve caminhada adiante pela praia, se encontra a entrada do Parque Estadual da Ilha Grande, uma área de preservação com mais de 12 mil hectares. Além da natureza, no interior do parque ficam as trilhas que levam até o Mirante da Praia Preta e às principais heranças históricas de Ilha Grande, como um farol, um aqueduto e outras ruínas.

Indo mais além da entrada do Parque, encontra-se a Praia Preta, um trecho de areia monazítica, rica em propriedades minerais. Ali perto, a correnteza de um rio forma uma pequena piscina natural.
As trilhas nas proximidades da Vila do Abraão são de diferentes dificuldades e, portanto, o recomendado é contratar um guia local. Quem estiver interessado em explorar essas atividades pode se aventurar pela subida até a famosa Cachoeira da Feiticeira.
Na Vila também é possível contratar um passeio de barco ou começar a extensa trilha até a praia de Lopes Mendes, localizada na parte sul da ilha. Diferente da parte próxima ao continente e do lado norte, essa região está diante do mar aberto, com águas mais agitadas. A combinação das águas cristalinas com a areia fininha legou à praia diversos títulos em prêmios e rankings como uma das mais bonitas do país.
Fonte: viagemeturismo