Turismo

ICMBio proíbe desembarque nas Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo: entenda a medida de conservação ambiental

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2



  • Foram proibidas as atividades de embarque e desembarque de passageiros nas Prainhas do Pontal do Atalaia, uma das praias mais populares de Arraial do Cabo. A nova medida impacta embarcações de grande porte, escunas e catamarãs com capacidade para até 80 passageiros, que costumavam usar botes infláveis para conduzir os visitantes até a areia.

    A proibição consta em um ofício circular emitido pelo Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e a Marinha. Segundo o documento, a decisão ocorre devido a uma série de irregularidades operacionais recorrentes, encontradas nas vistorias de janeiro:

    • Excesso de botes infláveis operando simultaneamente, acima do limite permitido de cinco unidades;
    • Falhas na organização da atividade e na atuação das entidades responsáveis;
    • Uso inadequado ou ausência de equipamentos de segurança;
    • Desrespeito aos limites de permanência (30 minutos) e ao número máximo de visitantes (400);
    • Sinalização náutica insuficiente;
    • Registro de colisões e situações de risco envolvendo visitantes e embarcações.

    Por enquanto não foi anunciada uma data de retorno das atividades. O ICMBio informa que o desembarque será retomado somente após os ajustes de sinalização, a implementação de controle adequado pelas entidades responsáveis e a realização de uma vistoria conjunta com o Instituto para validação das normas estabelecidas.

    Siga

    Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo informou que não tem competência para autorizar, suspender ou liberar as atividades de embarque e desembarque. Como as Prainhas do Pontal do Atalaia estão na área da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, a responsabilidade é do ICMBio, órgão federal gestor do território conservado.

    Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil
    Registro das raias de botes de apoio sendo utilizada por 11 embarcações; destaque em amarelo para colisão entre dois botes (ICMBio/Reprodução)

    Como vistar as Prainhas do Pontal do Atalaia

    Enquanto a medida estiver em vigor, não é permitido desembarcar nas Prainhas do Pontal do Atalaia a partir de grandes barcos. Porém, é possível seguir com embarcações de menor porte: os barco-táxis, que acomodam até 24 passageiros e continuam operando na Raia 1. Segundo o relatório, essa modalidade tem funcionado conforme os padrões estabelecidos, por isso não foi suspensa.

    É possível chegar ao Atalaia também por trilha a pé, que leva cerca de uma hora. Esse trajeto pode ser feito de carro, mas não há estacionamento na praia e a estrada de terra costuma ficar cheia de veículos.

    Busque hospedagem em Arraial do Cabo

    Leia tudo sobre Arraial do Cabo

     

     

    TAGS:

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.