Chapada dos Guimarães

ICMBio controla incêndio na APA Chapada dos Guimarães: Atuação eficaz para preservar a biodiversidade.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Na manhã deste sábado (6), brigadistas do Instituto Chico Mendes conseguiram controlar um incêndio florestal na Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso. A operação iniciou na última quinta-feira (4), quando as chamas foram detectadas na área estadual. A brigada do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, unidade federal vizinha à APA, prontamente entrou em campo para evitar que o fogo se propagasse. Quinze brigadistas participaram da ação, apoiados pelos servidores do Parque Nacional.

Logo após a detecção dos focos de incêndio, por meio de informações repassadas pela comunidade São Jerônimo, dois esquadrões do ICMBio foram mobilizados. Ao chegarem à área fizeram o reconhecimento da situação e iniciaram os primeiros ataques. Estas primeiras ações de combate se estenderam até a tarde do primeiro dia.

Segundo o gerente de fogo do Parque, Luiz Gustavo Gonçalves, o incêndio estava em uma área de difícil acesso por conta do terreno íngreme. “Mesmo assim, nossas equipes conseguiram conter o incêndio, que poderia gerar grandes prejuízos à biodiversidade da APA e do Parque Nacional”, enfatizou. As chamas se concentraram numa região conhecida como Morraria Quebra-gamela.

A estimativa de área atingida é de 900 hectares. Agora, o local segue em monitoramento a fim de evitar reignições e a brigada segue atenta para novos alertas de fogo. Esta é mais uma das ações de combate a incêndios florestais que o Instituto Chico Mendes participa e coordena.


 
Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.