Economia

IBGE: Preço do Café Moído Tem Redução Após 18 Meses em Alta

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 12, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. é de 0,26%. Entre os destaques, o teve queda de 1,01%, trajetória que não ocorria no país há mais de um ano.

Nos 18 meses anteriores, o preço do café acumulou alta de 99,46%, praticamente dobrando. Com o recuo de julho, o produto acumula alta de 41,46% no ano. Em 12 meses, o índice é de 70,51%. A inflação anual coloca o café como o segundo item com maior impacto na alta do IPCA no período. A commodity fica atrás apenas das carnes, que subiram 23,34%.

O gerente da pesquisa do IBGE, Fernando Gonçalves, explicou que a queda no preço do café em julho relaciona-se principalmente à safra do produto. O movimento não teria vínculo com o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A tributação entrou em vigor no dia 6 de agosto.

“Os números são de julho, quando já começava a colheita e havia maior oferta no campo. Assim, esse aumento na oferta pode ter provocado a queda nos preços”, afirmou Gonçalves.

YouTube video

Com a colheita, a maior disponibilidade de café no mercado reduz a pressão da demanda sobre os preços, provocando desse modo o recuo no valor. Da mesma forma, esse efeito se projeta a partir do tarifaço, caso os produtores brasileiros não consigam direcionar suas exportações para outros países. “O aumento da oferta tende a reduzir preços”, explica o analista do IBGE.

A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) atribui a alta do café nos 18 meses anteriores a fatores como eventos climáticos que prejudicaram a safra e a maior demanda mundial, sob influência principalmente do aumento do consumo na China.

+

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.