À medida que a capacidade da IA de ver e categorizar o nosso mundo real cresce, crescem também as possibilidades de vigilância. Isso é tão verdadeiro para o tráfego rodoviário quanto para os restaurantes.
Por vários meses, a Aecom e a Acusensus têm testado um novo sistema de vigilância por IA no Reino Unido que pode monitorar o comportamento de condutores e passageiros em relação a infrações de trânsito. Por exemplo, o sistema de câmeras pode detectar se os passageiros estão usando cinto de segurança ou se os condutores estão olhando para seus smartphones. O software até mesmo detecta quando o smartphone está simplesmente repousando no colo.
O sistema utiliza uma câmera montada em uma posição elevada para tirar fotos através do para-brisa e verifica automaticamente as infrações. Se o sistema detectar uma possível infração, as imagens são enviadas para uma equipe de inspeção da empresa de câmeras. Se a equipe confirmar a infração, um relatório é enviado às autoridades juntamente com a imagem.
Centenas de infrações em apenas alguns dias
Em um teste inicial realizado em Devon e Cornwall no outono passado, o sistema detectou 630 infrações em pouco mais de um mês, excluindo excesso de velocidade. Foram pegos 40 condutores utilizando seus smartphones sem permissão, e 590 não estavam usando cinto de segurança.
Outro teste em Cornwall encontrou cerca de 300 infrações adicionais em apenas 72 horas. 180 passageiros não estavam usando cinto de segurança, e 117 estavam usando seus smartphones sem permissão.
Testes da câmera em Hampshire e no Vale do Tâmisa em julho de 2023 encontraram mais de 350 infrações em uma semana. 273 passageiros não estavam usando cinto de segurança, e 86 condutores estavam olhando para seus smartphones.
O monitoramento por IA está se tornando mais detalhado
Outro vídeo demonstra impressionantemente o potencial de vigilância de modelos de visão computacional cada vez mais poderosos, por exemplo, na vigilância de restaurantes. Aqui, a câmera pode determinar quantos clientes estão presentes ou quanto tempo a equipe leva para limpar uma mesa que foi usada.
Também é possível monitorar os funcionários individualmente e seu desempenho. O exemplo a seguir mostra um sistema que monitora quantos cafés os baristas de um café servem durante o horário de trabalho e quanto tempo os clientes permanecem. Esses dados de produtividade provavelmente serão de interesse particular para grandes redes de restaurantes.
If you think this is creepy…
You should know what all major stores in the world knows about you as a shopper
They use in-store, online, cell-tower, and more to keep track of everything… everything.
Cambridge analytics is a joke in comparison
— Linus (●ᴗ●) (@LinusEkenstam) August 18, 2023
Claro, a vigilância por IA também pode ser usada em cenários que parecem predominantemente positivos para todas as partes envolvidas, como a segurança no local de trabalho para criar sistemas automáticos de alerta quando um empilhadeira está sobrecarregada, por exemplo.
Um dos sistemas de análise de imagem mais poderosos é de código aberto: “You Only Look Once” (YOLO), que tem sido desenvolvido pela comunidade de visão computacional desde cerca de 2016. O sistema é muito preciso, rápido, confiável e requer pouca capacidade de processamento.
O pesquisador de IA Joe Redmon, que ajudou a desenvolver o YOLO, parou de trabalhar no software em março de 2020 por razões éticas. Ele afirmou que não podia mais ignorar as aplicações militares e invasões de privacidade associadas ao uso do sistema. Com conteúdo do The Decoder.
Fonte: Andre Lug