Em meio a dívidas de R$ 100 milhões e decisões judiciais ignoradas, a agência de viagens Hurb, que vende pacotes de hospedagens e passagens, anunciou a demissão de cerca de 200 funcionários no domingo (23). Em um post no blog da empresa, João Ricardo Mendes, CEO da companhia, justificou a decisão pela necessidade de implementar “uma estratégia de negócios mais enxuta e eficiente”. Segundo Mendes, a implementação de inteligência artificial também “resultou na necessidade de reduzirmos o quadro de funcionários”.
No início de fevereiro deste ano, o escritório do Hurb, no edifício Península Corporate, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi fechado e os funcionários estão trabalhando remotamente. Oficiais de Justiça tentaram executar a penhora de bens na sede para ressarcir os clientes lesados pela empresa, mas o valor não foi suficiente, como noticiou O Globo.
A empresa, antes chamada de Hotel Urbano, que vendia pacotes por preços atrativos e com datas flexíveis, enfrenta uma crise desde 2023. Na ocasião, consumidores denunciaram que viagens compradas não foram honradas e que o estorno dos valores não foi feito. Hotéis também vieram a público relatar que suspenderam reservas após os pagamentos não serem repassados por parte da agência.
O Hurb coleciona mais de 100 mil ações na Justiça e continua vendendo pacotes de viagens na internet. Em outubro de 2024, a empresa deveria ter aberto uma plataforma para reembolsar os clientes lesados, mas o lançamento do aplicativo foi frustrado pela falta de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a agência e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A oficialização do acordo segue sem data definida.
Fonte: viagemeturismo