O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), realiza neste sábado (25/10) um mutirão de mamografias em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Serão realizadas 20 mamografias em pacientes encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, via regulação, e 20 mamografias em colaboradoras do próprio hospital, nos períodos da manhã (a partir das 7h) e da tarde (a partir das 13h).
O HUJM é referência em gestação de alto risco e, neste mês, amplia suas ações voltadas à saúde da mulher, fortalecendo o acesso aos exames preventivos e às atividades de educação em saúde. A expectativa é de realização média de 600 mamografias por mês, contribuindo para o diagnóstico precoce e para a ampliação da oferta de exames na rede pública de saúde.
Durante o mês de outubro, o hospital também promoveu outras ações alusivas ao Outubro Rosa, como a realização de exames preventivos de colo do útero (CCO) em colaboradoras, atividades educativas sobre prevenção e autocuidado, distribuição de materiais informativos e testes rápidos para pacientes, acompanhantes e trabalhadores.
A programação será encerrada na próxima quarta-feira (29/10), com a palestra “Sexualidade da Mulher no Climatério”, ministrada pela médica Verônica Cristina Moraes Brandão, especialista em sexologia e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMT.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Fonte: gazetamt






