Com objetivo de estudar um novo tratamento para hipercolesterolemia familiar, que é o aumento do colesterol de origem genética, o Hospital Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está em busca de voluntários para o estudo clínico.
Responsável por várias doenças do sistema cardiovascular em pacientes jovens, segundo o HU, o estudo irá testar os efeitos de uma alimentação saudável e acessível durante quatro meses, com base na cultura alimentar brasileira, e com ou sem o uso de óleo de krill e fitosterol no controle do colesterol.
A HF (hipercolesterolemia familiar), é uma condição hereditária que faz com que o organismo produza níveis muito elevados de colesterol “ruim” (LDL-c). Mesmo com dieta equilibrada ou uso de medicamentos, muitas pessoas com HF continuam expostas a um alto risco de infarto ou AVC ainda jovens.
No Brasil, estima-se que mais de 700 mil pessoas vivam com HF, mas a maioria ainda não foi diagnosticada. A ideia da pesquisa é oferecer alternativas mais simples, seguras e viáveis para complementar o tratamento medicamentoso dessas pessoas.
Quem pode participar?
Pessoas a partir de 16 anos com diagnóstico provável ou definitivo de HF (de acordo com critérios clínicos), e que estejam em uso de estatinas ou estatinas com ezetimiba há pelo menos 6 semanas.
E pacientes que não apresentem condições como alergias alimentares graves, obesidade grau III, doenças autoimunes ou medicamentos que possam interferir no estudo.
Durante o processo, os voluntários passarão por uma triagem e, se elegíveis, serão acompanhados durante 120 dias, com avaliações médicas e nutricionais gratuitas, orientações alimentares personalizadas, suplementos fornecidos sem custo (ou placebo, conforme sorteio aleatório), e coleta de exames laboratoriais com acompanhamento contínuo da equipe de pesquisa.
Para participar, os interessados devem entre em contato com a equipe responsável para iniciar o formulário de inscrição, pelo telefone (67) 3335-3352, ou no Centro de Pesquisa Clínica, localizado no interior do HU, na Av. Sen. Filinto Müller, 355 – Vila Ipiranga, em Campo Grande.
Fonte: primeirapagina