A conquista da certificação ONA faz parte de um planejamento estratégico mais amplo do hospital, iniciado em 2023 em parceria com o PAEX (Parceiros para Excelência) da Fundação Dom Cabral, uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo. O projeto visou fortalecer os processos internos e elevar os padrões de qualidade da instituição, com foco na capacitação das equipes, no engajamento dos colaboradores e no aprimoramento contínuo das práticas, sempre com a segurança do paciente como prioridade.
A certificação é concedida após uma rigorosa avaliação que abrange critérios de segurança, gestão integrada de processos, excelência em gestão e ciclos contínuos de melhoria e maturidade institucional. Para alcançar esse reconhecimento, o Hospital Femina passou por uma criteriosa avaliação de suas práticas e processos.
Conforme o diretor Executivo da Femina, Daniel Kamil Fares, a colaboração do corpo clínico da unidade foi fundamental para a obtenção da certificação, e ele enfatizou a importância do selo para a unidade de saúde.
“Não fazemos nada sem o corpo clínico, são eles que tratam, trazem e conduzem os pacientes. Juntos, conquistamos nossa certificação ONA e, com isso, continuaremos a oferecer um tratamento de qualidade para toda a população de Mato Grosso e a sermos, juntos, reconhecidos por isso”, destacou Daniel.
Para a diretora Clínica da Femina, Fernannda Pigatto Vilela, este é um momento de grande importância para todos que fazem parte da história do hospital, e o selo ONA serve como um reconhecimento nacional que valida os processos do hospital.
“Essa certificação é uma prova de que a segurança do paciente está no centro de todas as nossas operações, sendo uma prioridade absoluta para a instituição”, comentou.
Fernannda, que também atua como pediatra e neonatologista na unidade, ressalta ainda a importância da integração entre as equipes para o sucesso do empreendimento e da certificação.
“Nada transmite mais confiança do que as equipes alinhadas, que sabem exatamente o que está acontecendo com o paciente, conhecem o tratamento em andamento e têm domínio completo sobre o caso e a transição do paciente ao longo de seu ciclo dentro do hospital. Mesmo com a troca de equipes ou setores, há continuidade no tratamento, o que transmite maior segurança ao paciente e seus familiares”, explicou a diretora clínica.
Segundo ela, a conquista foi possível graças à dedicação de toda a equipe do Hospital Femina, que, por meio do engajamento e do senso de pertencimento dos colaboradores, contribuiu para a realização desse marco.
“O trabalho em conjunto de todos foi fundamental para alcançarmos esse reconhecimento, que beneficia não apenas a organização, mas toda a comunidade atendida”, conclui Fernannda.
O setor de qualidade teve papel fundamental na obtenção da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelo hospital. A coordenadora do Escritório da Qualidade Femina (SGQF), Amanda Louise de Brito Mendes, destacou que o processo exigiu a padronização e a melhoria contínua dos serviços por meio de estratégias como o mapeamento de processos, adoção de protocolos baseados em evidências científicas, gestão de riscos e auditorias internas.
A capacitação das equipes e o monitoramento de indicadores foram determinantes para alinhar as ações aos critérios da acreditação. Conforme Amanda, o trabalho integrado entre o corpo clínico, a equipe administrativa e demais colaboradores foi essencial. “Essa união garantiu o engajamento das equipes, a uniformidade nas práticas e a implementação de melhorias necessárias”, ressaltou Amanda.
O reconhecimento traz diversos benefícios. Além de reforçar a confiança de pacientes e familiares, aumenta a credibilidade e a competitividade da instituição no mercado. Internamente, a acreditação consolida uma cultura de qualidade e segurança, promovendo melhores desfechos clínicos e operacionais.
A coordenadora do Escritório da Qualidade Femina (SGQF) conclui enfatizando o compromisso do hospital com a excelência no atendimento humanizado. “Nosso propósito é proporcionar tranquilidade para as mães, sempre priorizando a saúde e o bem-estar de nossos pacientes”, finaliza Amanda.
Há 45 anos em atividade, o Hospital e Maternidade Femina é referência em Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e Pronto Atendimento, oferecendo plantão 24 horas. A unidade também dispõe de laboratórios para análises clínicas e possui UTI adulta, neonatal e pediátrica, garantindo atendimento de alta qualidade em diversas áreas da saúde.
Fonte: Olhar Direto