O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizou 5.613 exames de mamografia e Papanicolau (CCO) durante o ano de 2024. Ao todo, foram 3.898 mamografias e 1.715 exames CCO. A unidade é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
“O Hospital Estadual Santa Casa é fruto do comprometimento do Governo do Estado com a população. Uma unidade que quase teve que fechar as portas e hoje atende a população de todo o Estado, contribuindo para melhorar muito a saúde dos mato-grossenses”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O Hospital Estadual Santa Casa foi inaugurado em 23 de julho de 2019, após a atual gestão requisitar administrativamente a unidade, em maio do mesmo ano. À época, o local estava fechado havia 60 dias. Após a requisição, a SES modernizou o hospital, ampliou e disponibilizou novos serviços.
Hoje a unidade atende pacientes dos 142 municípios de Mato Grosso e oferta serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor da unidade, Rodrigo Guimarães, celebra o número de exames realizados e afirma que isso é sinal de que as mulheres estão cada vez mais conscientes sobre a importância da prevenção.
“Esse crescimento no número de atendimentos é um indicativo de que estamos conseguindo conscientizar mais mulheres sobre a importância deste exame. A mamografia é crucial, não apenas para a detecção precoce do câncer de mama, mas também para a redução das taxas de mortalidade associadas à doença. Sabemos que, quando o câncer é detectado em estágios iniciais, as opções de tratamento são muito mais eficazes e menos invasivas. O objetivo é sempre garantir um melhor atendimento aos nossos pacientes”, pontuou.
O Hospital Estadual Santa Casa também oferta pronto atendimento pediátrico, ambulatório e internação nas especialidades de: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, clínica geral, fisioterapia, fonoaudiologia, hemoterapia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, oncologia cirúrgica, oncologia clínica e cancerologia, oncologia pediátrica, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia e tisiologia, psicologia, psiquiatria, radiologia, radioterapia, urologia, medicina intensiva adulto, pediátrica e neonatal, e medicina intensiva cardiológica.
Fonte: mt.gov.br