O Honda ZR-V chegou importado do México no final de 2023, mas não empolgou logo de cara, ainda que se tratasse de um legítimo representante da Honda. Em março, o SUV teve apenas 179 unidades vendidas, o pior desempenho em relação aos meses de fevereiro (196) e janeiro (166).
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O que pode explicar as baixas vendas do Honda ZR-V no Brasil, podemos incluir como a falta de opção flex, motor com baixo desempenho, além do porta-malas pequeno, sempre pesaram na conta, desde quando chegou, e não espere por novidades, pelo menos tão cedo, haja vista que é um modelo com menos de dois anos de estreia no Brasil.
Para tentar reverter isso, a Honda oferece o ZR-V com descontos que quase beiram os R$ 40 mil. É o caso de algumas concessionárias da marca de São Paulo que o vendem com preços que variam entre R$ 174.800 e R$ 200 mil. O valor normal da unidade 2024/2025 é de R$ 214.500.
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O Honda ZR-V oferecido na única versão Touring conta com motor 2.0, de quatro cilindros, que funciona apenas com gasolina. Acoplado ao câmbio CVT, que simula sete marchas, o crossover consegue extrair 161 cavalos e torque máximo de 19,1 kgfm a partir das longas 4.200 rpm.
Se por um lado o desempenho não chega a empolgar, no consumo, segundo o Inmetro, o ZR-V não faz feio. São 10,2 km/l no ciclo urbano e 12,1 km/l no rodoviário. No entanto, o líder de vendas Toyota Corolla Cross com seu motor 2.0 flex, traz números melhores: 11,2 km/l e 13 km/l, na gasolina.
Nem farta lista de itens o ajudou a deslanchar nas vendas
Imagem: Divulgação
Outro ponto que mais agradam os donos no ZR-V é o conforto e, claro, a farta lista de itens de série, como assistente de frenagem de emergência (EBA), assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partidas em aclive (HSA), assistente de controle de descida (HDC), alerta de pressão dos pneus (TPMS), além de oito airbags (dois frontais, dois laterais, dois de joelhos (motorista e passageiro) e dois de cortina.
Em suma, se a Honda tivesse disponibilizado desde o começo – pelo menos como opção – o motor 1.5 turbo alimentado por injeção direta ou híbrido do Civic, já que ambos compartilham a mesma plataforma, a situação poderia ter sido menos preocupante. Vale salientar que o segmento dos SUVs médios é um dos mais disputados hoje em dia.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo