O nome Honda XRE 300 Sahara surgiu como uma surpresa no mundo das motos. Como mostramos aqui no MOTOO, a fabricante já solicitou o registro desta denominação no Brasil, o que levanta a expectativa de uma evolução da trail para breve. Com o retorno desta tradicional marca, a XRE 300 deve então ter inspiração na lendária NX 350 Sahara dos anos 90.
Produzida no Brasil entre 1990 e 1999, o modelo trail foi uma evolução da XLX 350R na época, e mais tarde acabou sucedida pela NX4 Falcon. Está última, de algum modo, também acabou substituída pela XRE 300. A chegada da trail 300 foi uma maneira da Honda suplantar tanto a Tornado 250 como a Falcon, com esta proposta intermediária entre as duas.
VEJA TAMBÉM:

Inspirada na Africa Twin
Quem vê o estilo da NX 350 Sahara, sobretudo a de combinações de vermelho, azul e branco, pode notar que a inspiração para essa veio da Africa Twin dos anos 80 e 90. Um dos destaques da Sahara era o famoso botão de partida elétrica, algo ainda não tão comum naqueles tempos.

Motor da Sahara
A NX 350 Sahara conta com motor monocilíndrico, de 339 cc, que rende 31,5 cavalos a 7.500 rpm e 3,13 kgfm de torque a 6.500 rpm. Seu câmbio é de 6 velocidades.

Com um tanque de 14 litros, a moto tem peso seco de 144,5 kg. As rodas são raiadas com medidas de 21 polegadas (dianteira) e 17 polegadas (traseira), e equipadas com pneus Pirelli MT 40 Trail on/off. Para o sistema de frenagem, há disco na frente, enquanto um tambor está colocada no parte de trás.

Já teve uma Sahara? Comente em nossas redes sociais!

| FICHA TÉCNICA – Honda NX 350 Sahara |
| MOTOR | 1 cilindro, 339 cc |
| ALIMENTAÇÃO | Carburador |
| COMBUSTÍVEL | Gasolina |
| POTÊNCIA | 31,5 cavalos a 7.500 rpm |
| TORQUE | 3,13 kgfm a 6.500 rpm |
| DIÂMETRO x CURSO | 84,0 x 61,3 mm |
| CÂMBIO | 6 marchas |
| COMPRIMENTO | 2.089 mm |
| LARGURA | 815 mm |
| ALTURA | 1.315 mm |
| ENTRE-EIXOS | 1.396 mm |
| DISTÂNCIA DO SOLO | 248 mm |
| PESO | 144,5 kg (seco) |
| TANQUE | 14 litros |
| FREIO DIANTEIRO | Disco |
| FREIO TRASEIRO | Tambor |
| PNEU DIANTEIRO | 3.00 – 21 51 R/Pirelli/MT 40 Trail ON/OFF |
| PNEU TRASEIRO | 4.60 – 17 62 R/Pirelli/MT 40 Trail ON/OFF |
| SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 215 mm |
| SUSPENSÃO TRASEIRA | Pro-link de 200 mm |
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo






