Honda relança sedan clássico após 24 anos de hiato, mas agora como híbrido
Após 24 anos, o Honda Prelude está de volta. Descubra tudo sobre o novo modelo, que combina um motor híbrido de 200 hp com a tradição esportiva do cupê.
Quase um quarto de século depois de sua última saída da linha de montagem, o lendário Honda Prelude está de volta. O cupê esportivo, que por anos fez parte do trio de sucesso da Honda ao lado do Civic e do Accord, está programado para retornar em 2026. A maior surpresa para os entusiastas?
Ele não terá mais o motor V-TEC aspirado das gerações anteriores, mas sim um eficiente conjunto híbrido.
Honda relança Prelude após 24 anos de hiato
A Honda confirmou que o novo Prelude será impulsionado por um sistema híbrido de dois motores, inspirado na tecnologia já presente no Civic, mas com uma calibração exclusiva. O conjunto é composto por um motor a gasolina de 2.0 litros com injeção direta e dois motores elétricos, entregando uma potência combinada de 200 cavalos.
Para garantir que o carro mantenha seu DNA esportivo, a Honda também incorporou ao Prelude parte do hardware de chassi de alto desempenho do mais ousado Civic Type R. Isso é um sinal claro de que a montadora não está sacrificando a diversão ao volante em prol da eficiência.

Desafiando a onda dos SUVs
O retorno do Prelude é um movimento ousado da Honda, que vai na contramão da tendência de mercado dominada por SUVs. A montadora aposta que ainda existe um público fiel para cupês esportivos e emocionantes. A vice-presidente assistente de Vendas Nacionais de Automóveis da Honda, Jessika Laudermilk, reforçou essa visão:
“Estamos entusiasmados em trazer de volta um nome tão icônico à linha Honda. O retorno do Prelude demonstra nosso compromisso com veículos emocionantes e divertidos de dirigir e ajudará a acelerar nossas vendas de híbridos-elétricos nos próximos anos.”

Tecnologia para os Entusiastas
Para agradar aos fãs que sentem falta da transmissão manual, o Prelude apresenta o novo sistema S+ Shift. Sem uma transmissão convencional, o carro envia a potência diretamente às rodas, mas o sistema S+ foi projetado para simular o comportamento de um câmbio manual, com direito a sinais de redução de marcha, sincronização de rotação e modo manual.

Isso evita a sensação de “lancha” que alguns híbridos com câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) podem gerar, garantindo uma experiência de direção mais envolvente para quem busca a emoção dos modelos anteriores.
O que você acha do retorno do Honda Prelude como um híbrido? Ele ainda representa a essência do modelo original? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Vem para o Brasil? Novo Honda híbrido tem detalhes revelados
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360