Milagre nas montanhas: homem soterrado por avalanche de neve é encontrado vivo

O inacreditável aconteceu com Miles Blumhardt, no Colorado, EUA. O homem ficou soterrado por mais de uma hora, sob uma avalanche de neve, e foi encontrado vivo, um verdadeiro milagre. Mais de um metro de neve o cobriu por inteiro e, ainda assim, ele foi encontrado por 27 socorristas e quatro cães treinados.
Piloto de motoesqui, o homem foi salvo pelas equipes do Rapid Avalanche Deployment (RAD) e do Summit County Rescue Group (SCRG). Segundo os resgatistas, Miles estava consciente, respirando e de bom-humor.
O homem foi socorrido a tempo porque um amigo percebeu sua ausência e ligou para a Emergência. Para ajudar no resgate, foi necessário acionar um helicóptero e fazer escavação na neve.
Em tempo
Ao ser encontrado, Miles estava prestes a sofrer de hipotermia, apresentando já os primeiros sinais.
Ele foi transportado por snowmobile e um trenó Orion (uma maca sobre esquis) para uma ambulância que o aguardava. E foi levado para um Centro Médico, onde recebeu os cuidados.
O Centro de Informações sobre Avalanches do Colorado (CAIC) informou que a avalanche, estimada em 150 metros de largura e 100 metros de comprimento, ocorreu durante um dia de elevado risco, segundo o Sunny Skyz.
Leia mais notícia boa
Dia de Sorte
Para o presidente do Grupo de Resgate do Summit County, Ben Butler, o piloto de motoesqui que foi salvo realmente estava em um dia de sorte. Segundo ele, as chances de alguém sobreviver após ser soterrado por uma avalanche são pequenas e diminuem a cada minuto.
Estudos mostram que a possibilidade de uma pessoa sobreviver a um soterramento é de cerca de 86%, se ela for retirada nos primeiros 10 minutos, mas cai para menos de 10% após 35 minutos sob a neve.
“Isso é definitivamente um caso atípico”, disse Butler. “Foi um esforço incrível de todas essas equipes para encontrar o homem, retirá-lo e levá-lo de volta ao início da trilha. É muito bacana fazer parte desse grupo”, afirmou Ben ao Summit Daily.
Fonte: sonoticiaboa