Mundo

Homem é preso no Rio de Janeiro com mais de 1 mil aves silvestres: tráfico ilegal de animais

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um motorista foi preso na madrugada desta quarta-feira (10) ao ser flagrado transportando mais de 1 mil aves silvestres de Minas Gerais para o Rio de Janeiro. A abordagem ocorreu na BR-040, em Petrópolis, quando agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ouviram sons vindos do porta-malas do carro.

Na vistoria, foram encontradas 12 caixas de madeira e 10 de papelão, totalizando 1.080 aves. Entre elas estavam tiê-sangue, trinca-ferros, canários, tico-ticos e coleiros. Segundo a PRF, 180 aves já estavam mortas e outras 80 apresentavam ferimentos por estarem espremidas e sem ventilação.

A operação teve apoio da Polícia Federal e da Polícia Civil do Rio. As aves seriam entregues em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para venda em feira livre. Do total, 820 animais foram considerados aptos para retorno à natureza. Os pássaros foram encaminhados ao ICMBio/APA Petrópolis para tratamento e soltura.

De acordo com a Lei 9.605/98, o tráfico de animais é crime, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção e multa. A pena pode ser dobrada em casos agravantes, como espécies ameaçadas ou uso de métodos cruéis.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.